Barómetro MediaLab-Priberam: outubro de 2021

O chumbo do Orçamento do Estado (OE2022) na Assembleia da República (AR) dominou a atenção na comunicação social online e ...
Ler Mais

Eleições autárquicas na imprensa online: do regional ao nacional

Este estudo apresenta uma análise sobre a relevância das eleições autárquicas de setembro de 2021 nos órgãos de comunicação social ...
Ler Mais

Barómetro MediaLab-Priberam: setembro de 2021

A morte de Jorge Sampaio foi o acontecimento de setembro que gerou maior número de artigos na imprensa online. A ...
Ler Mais

Barómetro MediaLab-Priberam: agosto de 2021

A vacinação foi o tema dominante nas notícias sobre Covid-19. A retirada norte-americana do Afeganistão quase superou a pandemia no ...
Ler Mais

Autoapresentação em plataformas de encontros: caracterização dos utilizadores do Felizes.pt

A pandemia provocada pela Covid-19, tem imposto um conjunto de desafios em diferentes áreas das atividades quotidianas e o contexto ...
Ler Mais

Barómetro MediaLab-Priberam: julho de 2021

A 4.ª vaga da pandemia por SARS-CoV2 atingiu Portugal em força e a chama olímpica chegou, finalmente, a Tóquio, para ...
Ler Mais

Barómetro MediaLab-Priberam: junho de 2021

A fase final do campeonato europeu de futebol não foi suficiente para fazer esquecer a pandemia. Nas páginas web dos ...
Ler Mais

Barómetro MediaLab-Priberam: maio de 2021

A pandemia está a perder valor noticioso. Desde março que o número de notícias publicadas online tem vindo a decrescer. Em ...
Ler Mais

O falso plano de desconfinamento: uma anatomia da desinformação e da contranarrativa

No dia 25 de fevereiro circulou online, em formato pdf, conteúdo relativo a um novo plano de desconfinamento supostamente anunciado ...
Ler Mais

Cobertura jornalística na pandemia de coronavírus

Neste estudo pretende-se verificar se as notícias sobre a pandemia causada pela COVID-19, publicadas em três jornais diários com edição ...
Ler Mais

Comunicação e desinformação

Nesta comunicação, os investigadores do CIES-Iscte, OberCom e MediaLab exploraram as principais conclusões de dois projectos desenvolvidos no ecossistema CIES-Iscte: ...
Ler Mais

Conhecer pessoas, namoro e sexo: as respostas da App Store

As aplicações de online dating fazem parte do conjunto de oferta disponibilizado nas lojas digitais. A sua adoção e as ...
Ler Mais

Influência da pandemia COVID-19 nas plataformas de online dating: estudo de caso do Felizes.pt

A imposição de confinamento obrigatório obrigou a alterações no conjunto de atividades quotidianas, e entre os utilizadores de plataformas de ...
Ler Mais

André Ventura: um retrato da construção da sua imagem política no Instagram

Tem-se verificado a adoção de uma variedade de redes sociais por parte de candidatos e partidos através das quais grupos ...
Ler Mais

Information and misinformation on the Coronavirus in Portugal

This report analyses the way Portuguese citizens reacted to the Coronavirus/Covid-19 between 12 and 15 March 2020 through social networks ...
Ler Mais

Online dating em tempos de Covid-19

A Covid-19 e a necessidade de isolamento social, como medida para evitar o contágio, trouxeram desafios em várias áreas, ao ...
Ler Mais

#covid19pt no Instagram: Expressão visual de ativismo e pertença comunitária em tempo de crise

Em tempos de pandemia, as redes sociais online acumulam publicações e o Instagram não é exceção. Através de uma expressão ...
Ler Mais

Informação e desinformação sobre o Coronavírus em Portugal

Este relatório analisa a forma como os portugueses reagiram ao Coronavírus/Covid-19 no período entre 12 e 15 de março de ...
Ler Mais

O tema “Coronavírus” nos media e nas redes sociais

O MediaLab analisou a presença do tema “Coronavírus” nas notícias e nas redes sociais em Portugal no primeiro mês de ...
Ler Mais

Social Media disinformation in the pre-electoral period in Portugal (no prelo)

Este é o relatório completo (em inglês) do projeto Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais, desenvolvido no MediaLab/CIES_Iscte ...
Ler Mais

Loading...