Barómetro MediaLab-Priberam: junho de 2021

A fase final do campeonato europeu de futebol não foi suficiente para fazer esquecer a pandemia. Nas páginas web dos órgãos de comunicação social não especializados, a pandemia voltou a ganhar relevância noticiosa à medida que os casos aumentaram, com particular incidência na capital portuguesa.

Os dados disponíveis apontam para uma variação positiva na ordem dos 23%, em comparação com o mês de maio e uma média diária de 166 artigos sobre a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Este indicador contraria a tendência dos três meses anteriores e acompanha, de certa forma, o aumento de casos positivos em Portugal.

No mês de junho foram considerados 11.252 artigos, de 17 fontes de informação jornalística para a realização deste relatório, selecionadas a partir de um universo de mais de 160 entidades (aproximadamente 212.734 artigos).

A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

O Barómetro de Notícias analisa, nestes relatórios mensais, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público na comunicação social.

Fotografia de destaque: António Costa em conferência de imprensa em Lisboa, 2/7/2021 (ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA)

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Button_Widget”][/siteorigin_widget]