O MediaLab CIES_Iscte, ex-Laboratório de Ciências da Comunicação, está vocacionado para a experimentação laboratorial, apoio à investigação e produção de conteúdos editoriais na área das ciências da comunicação, em particular, mas abrangendo também outras disciplinas nos domínios da sociologia e ciências sociais e humanas em geral.

O laboratório foi constituído com o objectivo estratégico de dotar o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa de um espaço de apoio à pesquisa científica e ao desenvolvimento de projetos inovadores, caraterizado pelo cruzamento entre a vertente de investigação teórico-empírica e dimensão analítico-tecnológica que permite acompanhar as dinâmicas de transformação da atualidade.

Estamos vocacionados para a análise das práticas de comunicação nos seus diferentes modelos e objetos – do digital ao analógico, do texto à imagem, passando pelo som, audiovisual e multimédia, até análise de redes e tendências online, relacionadas com social media networks, pesquisas online e opiniões dos utilizadores, visualização da informação e Big Data.

O MediaLab CIES_Iscte oferece condições para operacionalizar projetos em fase de recolha ou tratamento de dados, que estejam relacionados com:

  • Estudos dos novos media - Internet e redes sociais;
  • Produção de conteúdos multimédia;
  • Estudos dos media ditos tradicionais - rádio, televisão e imprensa.

É, sobretudo, um local de experimentação de técnicas e metodologias de análise, pesquisa e recolha de dados.

Equipa

Com sede no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, o MediaLab encontra-se articulado, através de diferentes redes de práticas de investigação e apoio à leccionação, ao CIES_Iscte, à Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte, aos Mestrados em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, Estudos de Internet, Gestão de Novos Media, ao Doutoramento em Ciências da Comunicação e ainda à Pós-Graduação em Jornalismo Media Capital/Iscte.

O laboratório é coordenado por um Professor Catedrático e conta com um técnico superior para a sua gestão. A restante equipa, no espírito de flexibilidade e rotatividade que caracteriza o seu modelo de gestão, é constituída essencialmente por beneficiários de bolsas de investigação ou de doutoramento, estágios académicos ou outras bolsas e parcerias previstas no regulamento do Iscte e propostas pelo coordenador do MediaLab.

 

Investigação

Estudantes, docentes e investigadores do ISCTE-IUL beneficiam das atividades do Laboratório desenvolvendo projetos, pesquisas individuais e acendendo às bases de dados e conhecimento partilhado.
Análise de fenómenos, comportamentos e tendências nos media em Portugal.

Recolha de informação, compilação de base de dados e análise qual-quantitativa de dados. Desenvolvimento da produção de análises continuadas sobre conteúdos noticiosos, destaques, opinião política, deporto pesquisas temáticas online, sentimento político no quadro da comunicação social e da Internet.

Produção e publicação de conteúdos científicos e editoriais originais

Produtos editoriais multimédia para publicação em redes sociais e plataformas multimédia com resultados e comentários ao trabalho realizado no âmbito dos barómetros do LCC-IUL.

Investigação aplicada em ciências da comunicação no ISCTE-IUL

O Media Lab-IUL oferece diferentes ferramentas e instrumentos de apoio à investigação aplicada em ciências da comunicação concretizada no ISCTE-IUL nomeadamente base de dados, relatórios e publicações, ferramentas analíticas e licença para utilização de software analíticos, e tutoria.

Cooperação nacional e internacional em projetos de investigação e difusão de resultados

O MediaLab gere a edição em língua portuguesa (para todos os PALOP e falantes de português) do European Journalism Observatory, projeto transnacional que pretende promover a reflexão sobre o jornalismo e divulgar o trabalho de investigadores e jornalistas a nível internacional e participa em diversos projetos nacionais e internacionais.

Parceiros