Barómetro MediaLab-Priberam: janeiro de 2022

Que temas foram mais noticiados em janeiro de 2022? E que perspetivas estiveram mais presentes nas notícias online? O mês de janeiro, marcado pela propagação da Covid-19 e pela realização de eleições legislativas, alterou o padrão que, até aqui, teve quase sempre a pandemia como tema central do foco noticioso.

Neste relatório do Barómetro MediaLab-Priberam, foram considerados 9.451 artigos, de 16 órgãos de comunicação social online, a partir de um total de, aproximadamente, 231.647 artigos publicados em mais de 160 fontes de informação.

A recolha de dados é executada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

O Barómetro de Notícias analisa, nestes relatórios mensais, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público na comunicação social.

Fotografia de destaque: Reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Nova Iorque, 31/01/2022 (EPA/JASON SZENES/LUSA)