Barómetro MediaLab-Priberam: fevereiro de 2022

Que temas foram mais noticiados em fevereiro de 2022? E que perspetivas estiveram mais presentes nas notícias online? O ano de 2022 começa com uma mudança dramática na cobertura noticiosa online. Após dois anos de narrativa enquadrada pela preocupação com a saúde pública, a invasão russa da Ucrânia está a gerar uma considerável alteração na agenda das redações portuguesas, onde o léxico da guerra se torna, agora, dominante.

Neste relatório do Barómetro MediaLab-Priberam, foram considerados 4.919 artigos, de 16 órgãos de comunicação social online, a partir de um total de, aproximadamente, 273.743 artigos publicados em mais de 160 fontes de informação.

A recolha de dados é executada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

O Barómetro de Notícias analisa, nestes relatórios mensais, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público na comunicação social.

Fotografia de destaque: Concentração junto ao consulado da Rússia, Porto, 24/02/2022 (JOSÉ COELHO/LUSA)