Este estudo apresenta uma análise sobre a relevância das eleições autárquicas de setembro de 2021 nos órgãos de comunicação social online. Que tipo de enquadramento podemos identificar na narrativa sobre as eleições autárquicas e quais os temas mais relevantes?
Os resultados indicam que as eleições autárquicas podem ser consideradas como importante evento mediático, ainda que não dominantes na agenda pública nos media online, em geral. O assunto mais focado - plano de recuperação e resiliência, que ficou rapidamente conhecido como "bazuca" - contrastou com a fraca cobertura do impacto e combate da pandemia, educação, cultura, desporto e ambiente.
A pesquisa identificou que a maioria dos artigos fizeram referência a temas 'regionais' e a candidatos locais, o que reflete, em parte, a inclusão de órgãos de comunicação social regionais na amostra.
Os dados confirmam que a presença de líderes nacionais, nos artigos mais representativos, surgem associados a temáticas nacionais (não enraizadas em assuntos de relevância específica de uma região) e estão mais associados a polémicas ou conflitos interpartidários. Em contraste, os temas regionais surgem mais associados a propostas ou projetos de desenvolvimento local."
Fotografia de destaque: Votação na freguesia da Sé no Funchal, 26/9/2021 (HOMEM DE GOUVEIA/LUSA)