Barómetro: Opinião no Facebook entre 13 e 19 de Julho de 2020

Top10 artigos de opinião no Facebook

Semana de 13 a 19 de Julho 2020

Por Nuno Palma e Gustavo Cardoso

 

Embora o Público lidere no Facebook no acumulado dos últimos meses, na semana de 13 a 19 o Observador liderou. Quanto aos temas o trabalho e a sua relação com a vida familiar lideram a semana. No entanto, o máximo de interações no Facebook, por artigo não conseguiu sequer atingir o valor de 5 mil, muito longe do período de confinamento e do início do desconfinamento. A nomeação de Rita Rato para o museu do Aljube, as condições de trabalho dos enfermeiros e a estratégia de combate à pandemia de covid-19, o futuro da cidade de Coimbra, o desgosto de perder um irmão, a TAP e uma crítica ao manifesto dos 67 ocupam os outros lugares do TOP. Daniel Oliveira continua a liderar o acumulado da opinião e o artigo de Pedro Caetano ainda não foi destronado sendo, até agora, o artigo com mais interações no Facebook em 2020.

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Semana de 13 a 19 de Julho de 2020

Figura 1: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período entre 13 a 19 de Julho 2020
Figura 1: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período entre 13 a 19 de Julho 2020

 

Analisando a figura 1, percebemos que foram os desafios laborais e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal que mais atenção obtiveram no Facebook através dos artigos de André Fontes no Expresso e José Crespo de Carvalho no Observador. A nomeação de Rita Rato para o museu do Aljube volta a estar em destaque através dos artigos da socióloga Teresa Teixeira Lopo e do humorista Tiago Dores. As condições de trabalho dos enfermeiros e a estratégia de combate à pandemia de covid-19 fecham a primeira metade da tabela de artigos de opinião que mais interacções obtiveram no Facebook esta semana. O futuro da cidade de Coimbra através de Nuno Freitas e o desgosto de perder um irmão através de Sérgio Guerreiro foram outros dos temas em destaque. Importa ainda destacar o artigo sobre a intervenção do estado na TAP através do próprio Ministro das Infraestruturas e da Habitação Pedro Nuno Santos e o artigo de Rui Ramos em resposta a um artigo de opinião assinado por 67 académicos, que ocupou o segundo lugar da tabela da semana anterior.

 

Conceitos mais frequentemente referidos

Semana de 13 a 19 de Julho de 2020

Figura 2 conceitos mais frequentes, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho de 2020.
Figura 2 conceitos mais frequentes, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho de 2020.

 

Conceitos com mais Interações

Semana de 13 a 19 de Julho de 2020

Figura 3: conceitos com mais interacções, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.
Figura 3: conceitos com mais interacções, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

Analisando as figuras 2 e 3, é possível perceber que foi o tema da Economia que voltou a estar em destaque, sendo o tema mais referido e que mais interacções gerou no Facebook. União Europeia, Democracia, Educação, História e Cristianismo foram outros dos temas que assumiram maior destaque.

 

Personalidades mais frequentemente referidas

Semana de 13 a 19 de Julho de 2020

Figura 4: personalidades mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho de 2020.
Figura 4: personalidades mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho de 2020.

 

Personalidades com mais Interacções

Semana de 13 a 19 de Julho de 2020

Figura 5: personalidades extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho 2020, ordenadas tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.
Figura 5: personalidades extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho 2020, ordenadas tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

A análise da figura 4 permite perceber que foram António Costa e Ricardo Salgado as personalidades mais referidas pelos autores de opinião, seguidas de Rita Rato, Rui Rio, Ricardo Marchi e António Costa Silva. Em termos de interacções, foi Rita Rato, a propósito da nomeação para o museu do Aljube, que se destacou juntamente com António Costa. António Mexia, Ricardo Salgado e Riccardo Marchi foram outras das personalidades presentes nos artigos de opinião que mais interacções geraram no Facebook. A presença de Deb Perelman, jornalista do New York Times, assume posição de destaque através do artigo de José Crespo de Carvalho que ocupa a segunda posição entre os artigos de opinião com mais interacções.

 

Organizações mais frequentemente referidas

Semana de 13 a 19 de Julho de 2020

Figura 6: organizações mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho de 2020.
Figura 6: organizações mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho de 2020.

 

Organizações com mais Interacções

Semana de 13 a 19 de Julho de 2020

Figura 7: organizações extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.
Figura 7: organizações extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

Analisando as figuras 6 e 7, percebemos que foram o Governo e o Conselho Europeu, a propósito das negociações sobre o pacote de auxílio aos países afectados pela pandemia de covid-19, foram as organizações mais referidas pelos autores de opinião. Em termos de interacções foi novamente o Governo que assumiu maior destaque, seguido de PCP, BES; TAP, DGS, Universidade do Porto, Museu do Aljube e New York Times.

 

Profissões mais frequentemente referidas

Semana de 13 a 19 de Julho de 2020

Figura 8: profissões mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho de 2020.
Figura 8: profissões mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho de 2020.

 

Profissões com mais Interacções

Semana de 13 a 19 de Julho de 2020

Profissões com mais Interacções
Figura 9: profissões extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 13 a 19 de Julho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

A análise das figuras 8 e 9 permite perceber que foram os profissionais das áreas da política, saúde e educação que assumiram maior destaque tanto em termos de referências como de interacções no Facebook.

 

Media de Origem da Opinião

Semana de 13 a 19 de Julho de 2020

Media de Origem da Opinião
Figura 10: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período de 13 a 19 de Julho 2020.

 

A figura 10 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados. Nesta análise, o Observador lidera no número de interacções no Facebook enquanto o jornal Público destacou-se em número de artigos e autores. Importa ainda salientar que tanto o número de artigos publicados como o número de interacções no Facebook têm vindo a registar uma redução ao longo das últimas semanas.

 

Resultados Acumulados

Autores com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 19 de Julho 2020*

Autores com mais interacções no Facebook
Figura 11: Autores cujos artigos publicados contabilizaram mais interacções no Facebook no período de 1 de Dezembro de 2019 a 19 de Julho de 2020.

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 19 de Julho 2020*

Artigos com mais interacções no Facebook
Figura 12: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período de 1 de Dezembro 2019 a 19 de Julho de 2020

 

Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 19 de Julho 2020*

Quadro Resumo Media e Opinião
Figura 13: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período de 1 de Dezembro 2019 a 19 de Julho 2020.

 

* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março

 

Nota metodológica

Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 13 a 19 de Julho, tendo por base uma amostra de 403 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 13,442 artigos artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 19 de Julho de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.

O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

 

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