Barómetro MediaLab-Priberam: janeiro de 2023 (republicado)

A invasão da Praça dos Três Poderes, em Brasília, por apoiantes de Jair Bolsonaro, foi a grande ‘história noticiosa’ no primeiro mês do ano, deixando para segundo plano a questão da entrega de tanques alemães à Ucrânia e a agitada situação política, em Portugal.

Neste relatório foram considerados 18906 artigos publicados em 113 órgãos de comunicação social, a partir de um total de, aproximadamente, 218 mil artigos publicados online.

A recolha de dados é executada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

O Barómetro MediaLab-Priberam identifica, todos os meses, as 'histórias' mais influentes na narrativa noticiosa, a partir do vertiginoso ciclo de produção jornalística online. A classificação sistemática dos temas noticiosos mais expostos nos órgãos de comunicação social tem como objetivo identificar a tematização do debate público, com impacto na formação da opinião pública.

Fotografia de destaque: Intervenção policial durante invasão do Planalto por apoiantes de Jair Bolsonaro, Brasil, 08/01/2023 (EPA/ ANDRÉ BORGES/LUSA).

NOTA: Republicado no dia 14/03/2023 com diversas alterações decorrentes do alargamento da amostra na edição de 2023 do Barómetro de Notícias MediaLab-Priberam.