Um jogo de futebol com ligação a uma nova variante do vírus SARS-CoV-2 e as eleições no PSD, dois acontecimentos no final de novembro, influenciaram a atenção noticiosa, mas a 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas foi o acontecimento que agregou mais artigos online, com exceção da pandemia.
Por Décio Telo, Ana Pinto Martinho e Livino Neto
A versão integral deste relatório está disponível em PDF.
As ‘histórias’ que marcaram as notícias online
A emergência de uma quinta vaga de Covid-19
Notícias de uma quinta vaga generalizada fizeram com que o tema da pandemia regressasse ao topo da atenção jornalística. A chegada da variante Ómicron provocou uma nova agitação noticiosa nos últimos dias do mês.
A dissolução da Assembleia da República e as eleições diretas no PSD
A comunicação ao país do Presidente da República, no dia 4 de novembro, sobre a dissolução da Assembleia da República (AR) constituiu um evento noticioso incontornável para toda a comunicação social (“Marcelo fala ao país às 20h sobre dissolução e eleições antecipadas”, Expresso, 4/11/2021). No entanto, a cobertura de assuntos relacionados com política nacional, deu mais relevância às questões partidárias e declarações políticas. Neste contexto, as eleições diretas no Partido Social Democrata obtiveram especial cobertura (“Eleições PSD. 46 mil militantes decidem hoje a liderança do partido, RTP, 27/11/2021).
Um mês de muitos acontecimentos, uns mais noticiados do que outros
Novembro foi um mês de muitos acontecimentos carregados de valor-notícia. Talvez, por isso, a cobertura rotineira do futebol tenha perdido algum do seu peso habitual. De entre as histórias noticiosas que ganharam relevância, destaque para a COP26 (“Apocalipse, recriminações e poucas promessas: o primeiro dia de cimeira de líderes mundiais na COP26”, TVI24, 2/11/2021) e para o regresso do fantasma da crise migratória e de refugiados nas fronteiras da União Europeia (“Dezenas de migrantes vindos da Bielorrússia presos assim que chegaram à Polónia”, Jornal de Notícias, 14/11/2021).
Clusters de notícias com maior destaque online
O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 46 clusters que mais se destacaram em novembro de 2021. Estes, resultam de um trabalho de análise e reagrupamento semântico realizado num conjunto mais alargado, de 50 clusters, identificados pelo algoritmo da plataforma Priberam. Esta operação de reagrupamento é realizada com recurso a metodologias de análise de conteúdo. Deste trabalho resulta que a quantidade final de clusters no relatório final é sempre igual ou inferior ao ‘top 50’ gerado pelo algoritmo.
Apesar da elevada precisão dos clusters classificados automaticamente pelo algoritmo (cf. Miranda et al, 2018), alguns deles podem apresentar características polissémicas, por diversos motivos, tornando difícil a tomada de decisão final quanto à inclusão num determinado cluster, pelo que a opção metodológica que nos parece mais adequada é considerar, apenas, os clusters que demonstram homogeneidade do ponto de vista do assunto identificado, acontecimento ou ‘história’ relatada.
Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.
A narrativa da pandemia nas notícias
Em novembro, o algoritmo identificou 13 tópicos relacionados com a pandemia, pouco acima do dobro dos que tinham surgido no mês anterior. A cobertura foi retomada, em grande parte, pela urgência do reforço da vacinação, no contexto do aumento significativo de infeções em todo o Mundo, com especial incidência na Europa (“DGS apela aos portugueses para que mantenham confiança na vacina”, Rádio Renascença, 18/11/2021). Uma nova variante, identificada e divulgada inicialmente por especialistas na África do Sul, já na parte final do mês, tornou-se rapidamente num foco noticioso de grande relevância jornalística (“Detectada nova variante do coronavírus na África do Sul”, Público, 25/11/2021).
Descrição da amostra
No mês de novembro foram considerados 9.225 artigos, de 19 fontes de informação jornalística[1] para a realização deste relatório, selecionados a partir de um total de, aproximadamente, 171.917 artigos.
A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.
Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.
A versão integral deste relatório está disponível em PDF.
Licença de utilização
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
[1] CMTV, CNN Portugal, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Jornal SOL, Multinews, Notícias ao Minuto, NOVO, Observador, Público, Rádio Renascença, RTP, SIC Notícias, TSF, TVI24, Visão.