Barómetro: as ‘histórias’ noticiosas de fevereiro de 2021

Em fevereiro estima-se um aumento considerável da atenção jornalística sobre as questões relacionadas com a pandemia.

A situação pós-eleitoral nos EUA quase desapareceu do espaço noticioso online, o que pode significar o fim de ciclo para este tema. O mesmo aconteceu com as eleições presidenciais em Portugal.

Este relatório está disponível em PDF.

Frascos da vacina AstraZeneca, no Quartel de Conde de Lipe, em Lisboa, 13 de fevereiro de 2021. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Jorge Jesus em Conferência de Imprensa no Centro de treino do Seixal, 24 de fevereiro de 2021 EPA/MARIO CRUZ

Temas que marcaram a agenda mediática

A atenção dedicada ao tema da pandemia pelo SARS-Cov-2 quase duplicou relativamente ao mês anterior. Os dados disponíveis na plataforma Insight-Priberam apontam para uma variação de 179% e uma média de 286 artigos por dia, em fevereiro.

Segue-se o cluster de notícias relacionadas com futebol, com uma média de 40 artigos por dia e um peso relativo substancialmente mais baixo. Neste conjunto, as declarações do treinador Jorge Jesus constituíram o assunto mais publicado (representou cerca de uma em cada três peças relacionadas com futebol) e teve como fio condutor a situação “difícil” do clube.

Gráfico acima: Peso dos artigos relacionados com a pandemia em fevereiro (gráfico à esquerda) em comparação com o mês anterior (gráfico à direita).

O quadro abaixo ilustra o peso relativo dos 39 clusters mais significativos do ponto de vista da quantidade de artigos publicados em fevereiro. Este trabalho de análise de conteúdo foi realizado a partir da organização automática das 50 histórias (clusters) com maior número de artigos publicados.

Nota metodológica sobre a análise dos clusters de notícias

O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 43 clusters que mais se destacaram em março de 2021. Esta seleção resulta de um trabalho de análise e reagrupamento semântico realizado num conjunto mais alargado, de 50 clusters, identificados pelo algoritmo da plataforma Priberam. Esta operação de reagrupamento é realizada com recurso a metodologias de análise de conteúdo. Deste trabalho resulta que a quantidade final de clusters no relatório final é sempre igual ou inferior ao ‘top 50’ gerado pela plataforma Priberam.

Apesar da elevada precisão dos clusters classificados automaticamente pelo algoritmo (cf. Miranda et al, 2018), alguns deles podem apresentar características polissémicas, por diversos motivos, tornando difícil a tomada de decisão final quanto à inclusão num determinado cluster, pelo que a opção metodológica que nos parece mais adequada é considerar, apenas, os clusters que demonstram homogeneidade do ponto de vista do assunto identificado, acontecimento ou ‘história’ relatada.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

A narrativa da pandemia nas notícias

A análise do BN identificou, em fevereiro, 22 linhas narrativas relacionadas com a pandemia. De entre elas, as histórias noticiosas relacionadas com a doença Covid-19 dominam por absoluto o foco jornalístico. Este grupo de notícias é povoado, sobretudo, com informações dos boletins epidemiológicos ou dados estatísticos globais. Títulos como “203 mortes e 2583 infetados (um aumento face a segunda-feira) e mais de 15 mil recuperados em Portugal” ou “O “plano” dos especialistas para a pandemia não voltar atrás” são exemplos deste tipo de narrativa.

O quadro acima demonstra a relevância de vários clusters de notícias relacionadas com a vacinação (destaque em tom dourado).

Diversas histórias e pequenos enredos podem ser extraídos nesta categoria, mas as notícias sobre a vacina AstraZeneca parece ganhar alguma relevância, neste contexto. O lead mais representativo deste cluster foi “A Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que, até novos dados estarem disponíveis, a vacina da covid-19 da AstraZeneca deve ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade”.

Os dados disponíveis não permitem afirmar que as dúvidas relacionadas com a segurança da vacina AstraZeneca tenham sido relevantes nesta visibilidade acrescida, considerando a quantidade de artigos publicados online em fevereiro. Ou seja, não se encontrou uma ligação evidente ao “enredo” da insegurança associada aos casos de formação de coágulos nesta vacina.

Descrição da amostra

No mês de fevereiro foram considerados, para a realização deste relatório, 47.514 artigos, de 16 fontes de informação jornalística[1]. Estes artigos foram selecionados a partir de um universo de mais de 160 entidades (aproximadamente 257.464 artigos).

A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de 46 clusters.

O Notícias ao Minuto foi a entidade com mais artigos publicados com, aproximadamente, 7.685 publicações no período em análise. Seguiram-se os websites da RTP, com menos 23% de publicações, e Correio da Manhã com menos 39%.

Do ponto de vista temático, a ‘política’ foi a área temática mais representada nas notícias online, com aproximadamente 15.269 referências em artigos publicados. Artigos classificados com a categoria ‘saúde’ ficaram a 37 pontos percentuais dos artigos de política.

António Costa foi a personalidade do mês, seguido de perto por Marcelo Rebelo de Sousa, com menos 10% de referências nas notícias online. No que respeita entidades coletivas, Governo e Direção-Geral de Saúde lideraram as referências em artigos publicados online.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

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[1] CMTV, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Jornal SOL, Notícias ao Minuto, Observador, Público, Rádio Renascença, RTP, SIC Notícias, TSF, TVI24, Visão