Com o culminar do Mundial de futebol, Cristiano Ronaldo cedeu a Lionel Messi no campo das notícias, apesar do cluster temático mais destacado ter sido sobre Enzo Fernandez. A guerra na Ucrânia manteve os níveis de cobertura dos meses anteriores e o mau tempo foi intensamente noticiado, a par dos alertas do IPMA e da Proteção Civil.
Por Ana Pinto Martinho e Décio Telo
A versão integral deste relatório está disponível em PDF.
As ‘histórias’ que marcaram as notícias online
Mundial: Eclipse de CR7, ascensão de Enzo Fernandez
A “explosão de Enzo Fernandez no Mundial” (Rádio Renascença, 19/12/2022) gerou o maior número de documentos publicados na comunicação social, em dezembro, na área do desporto. O desempenho do atleta (eleito melhor jogador jovem do torneio) e a possibilidade de deixar o S.L. Benfica já em janeiro, com a possibilidade de uma transferência milionária, foi o mote para este destaque.
Cristiano Ronaldo, por seu lado, recebeu menos ‘atenção’ naquele que poderá ter sido o início do crepúsculo da sua carreira desportiva, acentuado pelo contraste com a conquista do campeonato do mundo pela Argentina (Eco, 18/12/2022) e pelo reconhecimento de Lionel Messi como melhor jogador
Desumanidade da guerra em segundo plano
A cobertura da guerra na Ucrânia evidenciou as declarações de Joe Biden, no dia 1 de dezembro, e a “resposta de Putin sobre possível conversação” (Diário Online Região Sul, 3/12/2022).
A visita de Volodymyr Zelensky à Casa Branca, no final do mês, não obteve tanta exposição mediática e apenas dois clusters, de entre os cinco sobre a Ucrânia, foram sobre a crueldade da guerra e vítimas, com predominância para os ataques ucranianos em território russo (Público, 6/12/2022) e explosões em Kiev (TSF, 14/12/2022).
Política nacional a levantar fervura com sequência de ‘casos’ no governo
O Barómetro de Notícias codifica, na sua análise mensal, as notícias relacionadas com política nacional, assim como desporto, a pandemia de Covid-19 ou a guerra na Ucrânia.
Apesar dos dados de dezembro indicarem decréscimo do peso da política nacional na amostra, o caso da indemnização na TAP (Expresso, 27/12/2022), noticiado nos últimos dias do ano, deu origem a várias ‘histórias’ noticiosas que alimentaram, na comunicação social, a narrativa da crise política no interior do governo (Expresso, 29/12/2022).
Clusters das histórias noticiosas mais publicadas
O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 50 clusters que mais se destacaram neste mês, ordenados pelo algoritmo da plataforma Priberam.
Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.
Descrição da amostra
Para a redação deste relatório foram considerados 19891 artigos, publicados em 39 fontes de informação jornalística[1], selecionados a partir de um total de, aproximadamente, 198 mil artigos.
A recolha de dados é executada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas, em clusters, processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.
Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.
A versão integral deste relatório está disponível em PDF.
Licença de utilização
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
[1] Açoriano Oriental, CMTV, CNN Portugal, Correio da Manhã, Diário As Beiras, Diário de Aveiro, Diário de Notícias, Diário de Notícias da Madeira, Diário de Viseu, Diário do Distrito, Diário Online Região Sul, ECO, Expresso, Jornal de Negócios, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Jornal i, Jornal Mundo Atual, Jornal SOL, Jornal Vilaverdense, Mais Ribatejo, Multinews, Notícias ao Minuto, Notícias de Coimbra, O Jogo, O Minho, Observador, Porto Canal, Público, Rádio Cova da Beira, Rádio Elvas, Rádio Renascença, Record, RTP, Sábado, SIC Notícias, TSF, TVI24, Visão.