Destaques da semana
Esta semana volta a ser dominada por Rui Rio, que ganha destacado o campeonato dos sentimentos favoráveis nas redes sociais. O cancelamento das festas do Pontal e de Chão de Lagoa caiu bem junto dos portugueses que se expressam nas redes sociais, juntando-se aos elogios vindos de fora pela postura de Estado durante a crise. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa são ambos prejudicados pela mini-crise política à volta de Mário Centeno e por mais uma injeção de dinheiro no Novo Banco.
Marcelo Rebelo de Sousa (N=669) mantém um saldo negativo esta semana, com 24% de sentimentos desfavoráveis nas redes sociais contra apenas quatro por cento favoráveis. Os sentimentos neutros – 72% – continuam a dominar. Esta semana, o “piscar de olho” entre Marcelo e Costa foi prejudicial ao Presidente, que foi visto como “uma marioneta” do Primeiro-Ministro. Também lhe foi apontada a conivência na polémica do Novo Banco e o facto de estar, alegadamente, a trabalhar para um novo bloco central. Pelo lado positivo, apenas as comparações com Bolsonaro e alguns – poucos – ecos de Espanha.
António Costa (N=6.862) volta a ter um saldo desfavorável entre sentimentos desfavoráveis (62%) e favoráveis nas redes sociais (apenas 4%). A razão principal foi a mini-crise política com o ministro da finanças Mário Centeno. Houve quem dissesse que Costa mentiu e houve quem criticasse a transferência de verbas em si mesma. O regresso do futebol também suscitou críticas, por implicar risco de contágio e a abertura à possível realização da Festa do Avante é vista como uma concessão aos comunistas. Na base dos (poucos) sentimentos favoráveis a António Costa encontramos apenas a gestão da crise e, ainda, os ecos da “trivela” a André Ventura.
Rui Rio (N=4.179) volta a ter um saldo amplamente positivo esta semana, com 88% de sentimentos favoráveis nas redes sociais e apenas 11% desfavoráveis. Os sentimentos favoráveis vêm sobretudo de ecos internacionais e de duas tomadas de posição políticas. A primeira foi a decisão de não realizar os eventos de verão no Pontal e no Chão da Lagoa e o pedido de demissão de Mário Centeno. Ambas as coisas colheram bem nas redes sociais e até houve quem dissesse que Rui Rui estava “finalmente” a fazer oposição. Os ecos internacionais vieram de Espanha, onde Rio continua a ser elogiado por exigir a solidariedade dos bancos, e de Itália, na sequência de uma entrevista ao jornal La Stampa.
Nota metodológica
Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 8 e 14 de Maio de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa (N=669), António Costa (N=6.862) e Rui Rio (N=4.179), nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais meios de comunicação social generalistas em Portugal) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).
A descrição detalhada desta metodologia está aqui. E as perguntas mais frequentes são respondidas aqui.
O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.