Destaques da semana
Marcelo continua com valores muito baixos de sentimentos nas redes sociais – e ainda assim com saldo negativo – mas esta semana, tanto Rui Rio como António Costa recuperam terreno. O primeiro obtém um saldo positivo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis enquanto o segundo regista um raro “empate técnico”.
Marcelo Rebelo de Sousa continua com saldo negativo, apesar de uma visita de Estado à Índia que lhe trouxe alguns elogios externos. Internamente, o desafio colocado por André Ventura com vista às eleições presidenciais e a falta de uma posição clara em relação à eutanásia foram aspetos que prejudicaram a sua imagem nas redes sociais.
António Costa consegue esta semana um “empate técnico” entre sentimentos favoráveis e desfavoráveis. Os “malabarismos” parlamentares para conseguir aprovar o orçamento suscitaram vários tipos de críticas, mas alguns dos seus posts – sobre o SNS e sobre a Europa – também recolheram muitas aprovações.
Rui Rio volta a ter um saldo ligeiramente positivo, capitalizando algumas opiniões favoráveis na sequência do congresso do PSD. No entanto, continua a receber críticas por não ter uma estratégia mais aguerrida no combate ao PS. A questão da liberdade de voto no caso da eutanásia também gerou sentimentos contraditórios nas redes sociais.
Nota metodológica
Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 7 e 13 de Fevereiro de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).