Destaques da semana
Nesta semana, apenas Marcelo Rebelo de Sousa mantém um saldo positivo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis nas redes sociais. António Costa mantém um saldo negativo, mas menos pronunciado do que nas últimas semanas, e Rui Rio regista, pela primeira vez desde há muitas semanas, mais sentimentos desfavoráveis do que favoráveis, sobretudo por causa da sua afirmação de que não há racismo em Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa (N=4.485) volta a ter um saldo positivo entre sentimentos favoráveis (17%) e desfavoráveis (3%), nas redes sociais, mas esta semana com uma percentagem dominante de referências neutras, relacionadas sobretudo com o 10 de Junho e algumas mensagens internacionais dirigidas a Portugal. Houve também, sem conotação ao nível do sentimento, várias piadas nas redes sociais cruzando o “crocodilo do Douro” com Marcelo Rebelo de Sousa. Pela positiva, houve ainda alguns elogios internacionais ao Presidente português, por oposição ao Rei espanhol, por exemplo. Pela negativa, o facto de Marcelo Rebelo de Sousa não se ter pronunciado sobre o ataque ao autocarro do Benfica.
António Costa (N=3.799) mantém esta semana um saldo negativo entre sentimento favoráveis (38%) e sentimentos desfavoráveis (28%) nas redes sociais, embora esse saldo tenha sido encurtado em relação às semanas anteriores. Costa recebeu sentimentos favoráveis sobretudo por causa dos ’likes’ e ‘retweets’ da sua conta de Twitter, com incidência nas publicações relacionadas com o 10 de Junho. O caso da demissão de Mário Centeno deu-lhe várias críticas nas redes sociais, assim como a ausência de uma posição sobre o ataque ao autocarro do Benfica. Por fim, de destacar ainda várias críticas da Iniciativa Liberal que também tiveram bastante impacto nas redes.
Rui Rio (N=5.345) tem esta semana um resultado inesperado, uma vez que inverte um saldo que já era positivo há várias semanas. Registou 52% de sentimentos desfavoráveis contra 41% favoráveis, numa quantidade absoluta de referências (5.345) que é também uma das maiores de sempre, confirmando que algo mobilizou em força as redes sociais para falarem de Rui Rio. E esse algo foi a sua afirmação de que não existe racismo em Portugal. Essa afirmação recolheu críticas de quase todos os quadrantes e foi vista como abrindo a porta à extrema-direita. Rio também disse que André Ventura, do Chega, era sobretudo um produto de marketing e isso levou a uma reação daquele. Em sentido contrário, Rui Rio voltou a ser elogiado através dos ‘gostos’ e das partilhas do seu tweet sobre a incongruência do governo em relação às manifestações. Algo com que a maioria dos utilizadores de redes sociais concordou.
Nota metodológica
Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 5 e 11 de Junho de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa (N=4.485), António Costa (N=3.799) e Rui Rio (N=5.345), nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais meios de comunicação social generalistas em Portugal) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).
A descrição detalhada desta metodologia está aqui. E as perguntas mais frequentes são respondidas aqui.
O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.