Sentimento político nas redes sociais: 4 a 10 de Outubro de 2019

Destaques da semana

Numa semana muito atípica, que vai do último dia de campanha eleitoral – com o episódio da confrontação a propósito das férias do Primeiro Ministro – até ao passado dia 10, todos os três politicos monitorizados têm um saldo de opiniões positivo, com António Costa, o vencedor das eleições, a destacar-se.

Marcelo Rebelo de Sousa (26% de opiniões favoráveis e 2% desfavoráveis) apenas teve alguma projeção esta semana quando apelou ao voto e quando indigitou António Costa. Mas a notícia mais falada teve a ver com o facto de ele fazer depender a sua recandidatura da resolução do problema cardíaco, revelado na antevisão a uma entrevista de televisão. Isso suscitou alguns sentimentos favoráveis.

António Costa teve um dos seus melhores saldos de sempre (76% de opiniões favoráveis contra 10% desfavoráveis), graças à vitória eleitoral e aos múltiplos endereçamentos de parabéns vindos dos quatro cantos do mundo (e de líderes políticos com grande projeção no Twitter). O facto mais negativo para António Costa – a quase agressão a um cidadão idoso no último dia de campanha – acabou por se desvanecer nesse quadro.

No caso de Rui Rio (19% de opiniões favoráveis e 14% desfavoráveis), as opiniões desfavoráveis concentram-se sobretudo na noite eleitoral e no dia 4 (por causa da derrota e da questão das “férias” do Primeiro Ministro), mas as opiniões favoráveis despertaram sobretudo quando se começou a olhar para os seus potenciais sucessores no PSD. O resultado global é que Rui Rio acaba por ter mais opiniões favoráveis do que desfavoráveis nesta semana.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 20  e 26 de Setembro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).