Destaques da semana
Tal como tinha acontecido na semana passada, todas as três principais figuras da política portuguesa recolhem mais sentimentos desfavoráveis do que favoráveis nas redes sociais. E o saldo até piorou em vez de melhorar.
Marcelo Rebelo de Sousa continua, pela segunda semana consecutiva, com mais opiniões desfavoráveis do que favoráveis. Esta semana foi objeto de vários tweets irónicos por ter afirmado que a função do presidente não é a de comentador. Também houve muitas brincadeiras à volta de eventuais selfies e abraços aos portugueses regressados de Wuhan.
António Costa continua com um saldo amplamente negativo. Esta semana, as opiniões desfavoráveis em relação ao primeiro ministro são motivadas pelo orçamento do Estado e, sobretudo, pela resposta por escrito ao processo de Tancos. Também recebeu alguns elogios internacionais pela conferência “Amigos da Coesão”, em Beja, mas insuficientes para reverter o saldo negativo.
Rui Rio foi “arrasado” nas redes sociais por causa da sua abstenção na votação da descida do IVA da eletricidade no referido orçamento. Essa opção foi vista como pouco corajosa e como um não cumprimento de promessas anteriores. Está na base de um dos piores resultados do líder da oposição nos últimos meses.
Nota metodológica
Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 31 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).