Sentimento político nas redes sociais: 29 de Maio a 4 de Junho de 2020

Destaques da semana

Esta semana tanto Marcelo Rebelo de Sousa como Rui Rio continuam com mais opiniões favoráveis do que desfavoráveis nas redes sociais, mas António Costa continua a ter um saldo negativo. Cada um por razões diferentes.

 

Marcelo Rebelo de Sousa (N=630) mantém um saldo positivo esta semana, mas com menos elogios que nas duas semanas anteriores (47% de sentimentos favoráveis contra 17% desfavoráveis). Ainda recebe alguns ecos da sua (internacionalmente) famosa foto em calções de banho na fila do supermercado, mas esta semana foi a sua insinuação de que Portugal podia receber a final da Liga dos Campeões que elevou o tom positivo associado a Marcelo. Do lado contrário, disse que os jovens não deviam fazer festas e isso entrou em contradição com a abertura da porta à festa do Avante. As redes sociais não deixaram passar em claro a contradição. Pelo meio, Marcelo ia sendo “atropelado” por uma bicicleta numa ciclovia e isso foi captado em vídeo. Um incidente felizmente sem consequências. Para o Presidente ou para o ciclista.

António Costa (N=3.681) continua com mais sentimentos desfavoráveis do que favoráveis nas redes sociais (48% contra 26%). A nomeação de António Costa Silva para responsável máximo pelo relançamento económico suscitou muitos elogios, mas também algumas dúvidas e críticas. E, no combate à pandemia de Covid-19, o Primeiro-Ministro também teve esta semana mais críticas do que elogios, com algumas pessoas a criticarem-no por recuar no desconfinamento e outras por permitir desconfinamento a mais. Recebeu inclusive remoques diretos pelo facto de ter estado no Campo Pequeno, num “apinhado” espetáculo de comédia de Bruno Nogueira.

Rui Rio (N=612) mantém um saldo positivo entre os sentimentos favoráveis (48%) e desfavoráveis (42%) nas redes sociais. A apresentação do programa económico do PSD trouxe-lhe elogios vários, centrados sobretudo na tónica de que esse programa recentra o partido numa matriz liberal de centro-direita. Mas também houve quem aproveitasse essa apresentação para reafirmar as críticas à liderança de Rio.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 29 de Maio e 4 de Junho de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa (N=630), António Costa (N=3.681) e Rui Rio (N=612), nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais meios de comunicação social generalistas em Portugal) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

A descrição detalhada desta metodologia está aqui. E as perguntas mais frequentes são respondidas aqui.

O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.