Destaques da semana
Esta semana tanto Marcelo Rebelo de Sousa como Rui Rio continuam com mais opiniões favoráveis do que desfavoráveis nas redes sociais, mas António Costa continua a ter um saldo negativo. Cada um por razões diferentes.
Marcelo Rebelo de Sousa (N=630) mantém um saldo positivo esta semana, mas com menos elogios que nas duas semanas anteriores (47% de sentimentos favoráveis contra 17% desfavoráveis). Ainda recebe alguns ecos da sua (internacionalmente) famosa foto em calções de banho na fila do supermercado, mas esta semana foi a sua insinuação de que Portugal podia receber a final da Liga dos Campeões que elevou o tom positivo associado a Marcelo. Do lado contrário, disse que os jovens não deviam fazer festas e isso entrou em contradição com a abertura da porta à festa do Avante. As redes sociais não deixaram passar em claro a contradição. Pelo meio, Marcelo ia sendo “atropelado” por uma bicicleta numa ciclovia e isso foi captado em vídeo. Um incidente felizmente sem consequências. Para o Presidente ou para o ciclista.
António Costa (N=3.681) continua com mais sentimentos desfavoráveis do que favoráveis nas redes sociais (48% contra 26%). A nomeação de António Costa Silva para responsável máximo pelo relançamento económico suscitou muitos elogios, mas também algumas dúvidas e críticas. E, no combate à pandemia de Covid-19, o Primeiro-Ministro também teve esta semana mais críticas do que elogios, com algumas pessoas a criticarem-no por recuar no desconfinamento e outras por permitir desconfinamento a mais. Recebeu inclusive remoques diretos pelo facto de ter estado no Campo Pequeno, num “apinhado” espetáculo de comédia de Bruno Nogueira.
Rui Rio (N=612) mantém um saldo positivo entre os sentimentos favoráveis (48%) e desfavoráveis (42%) nas redes sociais. A apresentação do programa económico do PSD trouxe-lhe elogios vários, centrados sobretudo na tónica de que esse programa recentra o partido numa matriz liberal de centro-direita. Mas também houve quem aproveitasse essa apresentação para reafirmar as críticas à liderança de Rio.
Nota metodológica
Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 29 de Maio e 4 de Junho de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa (N=630), António Costa (N=3.681) e Rui Rio (N=612), nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais meios de comunicação social generalistas em Portugal) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).
A descrição detalhada desta metodologia está aqui. E as perguntas mais frequentes são respondidas aqui.
O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.