Sentimento político nas redes sociais: 27 de Março a 2 de Abril de 2020

Destaques da semana

Esta semana, numa situação algo ‘sui generis’, a crise parece ter favorecido tanto o primeiro ministro como o líder da oposição nas opiniões expressas pelos portugueses nas redes sociais. António Costa é elogiado pela condução da crise e pelo seu discurso enérgico contra o ministro holandês. Rui Rio é enaltecido pelo seu sentido de estado durante a crise. Apenas Marcelo Rebelo de Sousa continua a receber mais opiniões desfavoráveis do que favoráveis nas redes sociais esta semana.

 

Marcelo Rebelo de Sousa recebe alguns elogios esta semana, mas não chega a ter mais sentimentos favoráveis (21%) do que desfavoráveis (38%). Recebeu elogios por ter decretado a continuação do Estado de Emergência e por ter apoiado as palavras de António Costa contra o ministro holandês, mas continua a ser criticado por ter um discurso “vazio”.

António Costa tem esta semana um saldo amplamente positivo (65% de sentimentos favoráveis contra 6% desfavoráveis). Dois fatores contribuem decisivamente para isso. Em primeiro lugar, a sua reação enérgica às declarações do ministro das finanças holandês no início da semana granjeou-lhe muito elogios em Portugal e sobretudo em Espanha, onde se tornou um verdadeiro “super-star”. Em segundo lugar, a forma como tem dirigido o combate ao Covid-19 também lhe vale mais elogios do que críticas.

Rui Rio mantém um saldo amplamente positivo, na continuidade das últimas semanas (71% de sentimentos favoráveis face a 13% desfavoráveis). E a razão principal continua ser aquilo que, nas redes sociais, é visto como o seu sentido de Estado no apoio ao Governo no combate ao Covid-19. No reverso da medalha, há apoiantes que acham esse suporte excessivo e gostariam de ver um Rui Rio mais combativo.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 13 e 18 de Março de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.