Destaques da semana
Esta semana todos os líderes políticos monitorizados têm resultados amplamente positivos, mas Rui Rio ‘esmaga’ a concorrência e obtém um dos melhores resultados desde que este barómetro é realizado. Em parte, a ‘inveja’ vinda de Espanha em relação aos nossos políticos continua a ser a explicação. Mas a isso há que juntar os tweets de Costa e os discursos de Marcelo a propósito do 25 de Abril, assim como a ‘arejada’ presença de Rui Rio no programa de humor de Ricardo Araújo Pereira.
Marcelo Rebelo de Sousa regista esta semana um saldo muito positivo, com 49% de sentimentos favoráveis nas redes sociais contra apenas 5% desfavoráveis. O presidente foi muito elogiado pelo seu discurso na cerimónia de comemoração do 25 de Abril e continuou a receber sentimentos favoráveis vindos de Espanha, estabelecendo um termo de comparação com os muito criticados políticos espanhóis.
António Costa volta esta semana a ter um saldo amplamente positivo (64% de sentimentos favoráveis nas redes sociais contra 19% desfavoráveis). Os continuados elogios vindos de Espanha e a celebração incisiva do 25 de Abril (publicou vários tweets sobre o tema) valeram-lhe elogios no início da semana. E, no final da semana, foi também saudado pelas decisões relacionadas com o fim do Estado de Emergência. Pelo meio recebeu críticas pelo seu envolvimento com o futebol.
Rui Rio gera uma quase unanimidade de sentimentos positivos nas redes sociais (93% de sentimentos favoráveis contra apenas 2% desfavoráveis). Continuou a receber muitos elogios vindos de Espanha relativos à sua ‘responsabilidade’ enquanto líder da oposição e beneficiou muito da exposição mais ‘informal’ no programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC. Ao pé disso, as críticas que o apontam, ironicamente, como um potencial líder da esquerda em Portugal, foram insuficientes para inverter um resultado histórico.
Nota metodológica
Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 24 e 30 de Abril de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais meios de comunicação social generalistas em Portugal) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).
O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.