Sentimento político nas redes sociais: 20 a 26 de Março de 2020

Destaques da semana

Marcelo quase só recebeu críticas, Costa foi elogiado mas mantém um saldo negativo e Rui Rio é o único com mais opiniões favoráveis dos que desfavoráveis. É este o resumo da semana em termos de opiniões sobre os nossos principais políticos nas redes sociais.

 

Marcelo Rebelo de Sousa continua com um saldo negativo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis nas redes sociais. Depois de ter sido critiado pela sua quarentena, foi também criticado pelo facto de ter dito que os testes davam uma falsa sensação de segurança.

António Costa continua com um saldo positivo, apesar de ter recebido vários elogios, até de quadrantes políticos inesperados, pela a sua ação na crise do Coronavírus e pela sua resposta enérgica ao ministro das finanças holandês. No entanto esse elogios foram insuficientes para inverter o seu saldo de opiniões desfavoráveis dominantes.

Rui Rio continua com um saldo amplamente positivo esta semana. O sentido de estado evidenciado a propósito do Coronavírus e a sua opinião sobre o possível fecho das fronteiras geraram elogios. O facto de ter abandonado o parlamento e de “não ter mão” nos deputados gerou a maior parte dos sentimentos desfavoráveis.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 13 e 18 de Março de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).