Sentimento político nas redes sociais: 19 a 25 de Junho de 2020

Destaques da semana

Esta semana, apenas Marcelo Rebelo de Sousa obtém um saldo positivo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis nas redes sociais. António Costa continua no vermelho e Rui Rio regista, pela primeira vez após várias semanas, mais opiniões negativas do que positivas.

 

Marcelo Rebelo de Sousa (N=639) Consegue esta semana um saldo positivo entre as opiniões favoráveis (31%) e desfavoráveis (19%) nas redes sociais. Foi bastante criticado pelo descontrolo na situação sanitária e pelo facto de ter vetado o alargamento do regime de lay-off aos sócios-gerentes, mas recebeu elogios nacionais e internacionais (sobretudo do Brasil) pela sua presença na telescola.

António Costa (N=4.643) regista esta semana um resultado ainda pior que na semana passada, com uma maior percentagem de sentimentos favoráveis (60%) e uma menor quota de favoráveis (20%). Já vem do final a semana anterior, mas a afirmação de que a final da Liga dos Campeões era um prémio para os profissionais de saúde continuou a gerar opiniões negativas nas redes sociais. O mesmo aconteceu com a tomada de posse do filho de António Costa como presidente da junta de freguesia de Campolide. Isso valeu-lhe acusações de nepotismo.

Rui Rio (N=772) tem esta semana o primeiro saldo positivo desde há longo tempo, com 52% de opiniões desfavoráveis contra 36% favoráveis. Uma das razões prende-se com a atípica reduzida atividade de Rui Rio no Twitter esta semana, com apenas um post publicado. Quanto aos temas, a polémica entre Salvador Malheiro e Fernando Medina deu-lhe opiniões positivas e negativas, mas a sua afirmação de que não existe racismo em Portugal voltou a ser negativamente abordada nas redes. A oposição “fraca”, por fim, continua a ser um tema recorrente que afeta a imagem de Rio.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 19 e 25 de Junho de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa (N=639), António Costa (N=4.643) e Rui Rio (N=772), nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais meios de comunicação social generalistas em Portugal) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

A descrição detalhada desta metodologia está aqui. E as perguntas mais frequentes são respondidas aqui.

O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.