Sentimento político nas redes sociais: 17 a 23 de Janeiro de 2020

Destaques da semana

Nesta semana, Marcelo Rebelo de Sousa reforça o seu saldo de opiniões positivo e Rui Rio continua com mais sentimentos favoráveis do que desfavoráveis, mas com menos amplitude que na semana anterior. António Costa é o único que mantém um saldo amplamente negativo entre opiniões desfavoráveis e favoráveis.

Marcelo Rebelo de Sousa continua com um saldo positivo esta semana, em parte graças à sua visita a Israel, que mereceu elogios, e apesar da sua afirmação de que ser presidente da república era “fácil”, o que foi mal recebido nas redes sociais. O escândalo à volta de Isabel dos Santos também afetou a imagem de Marcelo Rebelo de Sousa, lembrando que, enquanto comentador, Marcelo elogiou os capitais vindos de Angola.

António Costa manteve esta semana um saldo muito negativo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis, o qual já vinha da semana anterior. O facto de ter autorizado e até incentivado vários investimentos de Isabel dos Santos em Portugal voltou-se contra ele. Também foi questionado nas redes sociais por causa da eventual candidatura de Ana Gomes e pelos vários casos de teor futebolístico.

Rui Rio mantém esta semana um saldo positivo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis, mas mais curto que nas duas semanas anteriores. O facto de ter ganho as eleições internas no PSD foi o principal motivo dos elogios, mas a estratégia do partido ao centro é vista como uma porta aberta aos partidos mais à sua direita.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 17 e 23 de Janeiro de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).