Sentimento político nas redes sociais: 15 a 21 de Maio de 2020

Destaques da semana

Esta semana todos os três políticos monitorizados têm resultados altamente favoráveis. Na verdade, um resultado tão bom para todos eles ao mesmo tempo é algo muito raro neste barómetro. Mas o destaque tem que ir para Marcelo Rebelo de Sousa, que passa de dois resultados altamente negativos nas semanas anteriores para um dos melhores resultados de sempre de qualquer político neste barómetro. E tudo por causa de uma foto de calções, na fila do supermercado, que correu mundo e foi comentada – e elogiada – em várias línguas e em vários continentes.


Marcelo Rebelo de Sousa (N=9.478) tem um dos melhores resultados de sempre de qualquer político monitorizado pelo Barómetro de Sentimento Político (97% de sentimentos favoráveis contra apenas 2% desfavoráveis). E a razão é só uma: a foto que foi partilhada nas redes sociais, mostrando o Presidente da República, de calções e máscara, pacientemente aguardando – e guardando as distâncias – e que se tornou verdadeiramente viral à escala internacional. A foto foi partilhada e comentada em vários meios de comunicação social de várias línguas e de vários continentes, sublinhando sempre duas ideias: a simplicidade e proximidade do presidente português, por um lado, e o seu exemplo, usando máscara e mantendo a distância social.

António Costa (N=6.254) volta esta semana a ter um saldo amplamente positivo entre sentimentos favoráveis (72%) e desfavoráveis (18%). Fez dois tweets – um sobre a defesa da diversidade e outro sobre o regresso estival dos emigrantes portugueses – que foram muito bem acolhidos – e bastante partilhados – nas redes sociais. Por outro lado, continuou a ser elogiado pelo seu desempenho na condução do combate à pandemia de Covid-19. No reverso da medalha, as críticas vieram sobretudo de comentários à possível candidatura de Ana Gomes, vista como desafiadora e de críticas de André Ventura sobre o mesmo assunto. Refira-se ainda vários posts que vão buscar informações e vídeos de arquivo sobre António Costa, alguns deles com peso no resultado final.

Rui Rio (N=1.733) tem esta semana um resultado muito parecido com o da semana passada (86% de sentimentos favoráveis e apenas 10% de sentimentos desfavoráveis). As suas críticas aos 15 milhões de ajudas do Estado à comunicação social geraram muito polémica – tanto nos media como nas redes sociais – mas aqui a maior parte dos comentários são favoráveis a Rui Rio. Por outro lado, voltou a ter um discurso muito forte contra as injeções de dinheiro no Novo Banco e isso valeu-lhe muito aplausos. Do lado negativo, por um lado, as pesquisas nos arquivos encontraram também referências à presença de Rio numa reunião do Clube de Bilderberg (e isso foi mal visto), e, por outro lado, também houve quem notasse que Rui Rio criticou os programas populares das televisões, mas não de coibiu que lá ir quando em campanha eleitoral.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 15 e 21 de Maio de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa (N=9.487), António Costa (N=6.254) e Rui Rio (N=1.733), nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais meios de comunicação social generalistas em Portugal) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

A descrição detalhada desta metodologia está aqui. E as perguntas mais frequentes são respondidas aqui.

O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.