Sentimento político nas redes sociais: 12 a 18 de Junho de 2020

Destaques da semana

Esta semana, apenas Rui Rio mantém um saldo ligeiramente positivo entre as opiniões favoráveis e desfavoráveis nas redes sociais. O anúncio da final da Liga dos Campeões em Portugal prejudicou tanto António Costa como Marcelo Rebelo de Sousa. Nas redes sociais, o tema foi avassalador!

 

Marcelo Rebelo de Sousa (N=1.353) esteve na ribalta por causa da aula na telescola e da cerimónia de anúncio da fase final da Liga dos Campeões para Portugal, acabando a semana com 26% de sentimentos desfavoráveis e apenas 4% favoráveis. Se o primeiro evento ainda lhe granjeou alguns elogios – a par com críticas – o segundo gerou quase só opiniões desfavoráveis, destacando o caráter populista da cerimónia. Houve quem elogiasse Marcelo por causa do discurso em defesa das estátuas, mas também houve quem o criticasse. O deputado André Ventura foi um dos críticos com maior visibilidade nas redes sociais.

António Costa (N=4.619) teve uma semana negativa nas redes sociais, com 52% sentimentos desfavoráveis contra 31% favoráveis. O anúncio da realização da fase final da Liga dos Campeões em Lisboa e, sobretudo, a afirmação de que isso era “um prémio para os profissionais de saúde” caiu muito mal nas redes sociais e choveram críticas de todos os lados. A palavra “vergonha” foi a mais usada. A juntar a isto, as muitas dúvidas sobre o processo que parece estar a levar Mário Centeno para o Banco de Portugal também estão a gerar críticas.

Rui Rio (N=2.001) acaba a semana com uma percentagem muito próxima entre sentimentos favoráveis (50%) e sentimentos desfavoráveis (46%) nas redes sociais. Por um lado, obteve muitos sentimentos positivos quando confrontou o comentador Marques Mendes e expôs as suas incoerências num vídeo de arquivo, mas depois continuou a ser muito criticado por dizer que não há racismo em Portugal e acabou a semana a “meter a pata na poça” ao dizer que a Liga dos Campeões em Portugal era algo positivo. As redes sociais não perdoaram isso.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 12 e 18 de Junho de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa (N=1.353), António Costa (N=4.619) e Rui Rio (N=2.001), nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais meios de comunicação social generalistas em Portugal) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

A descrição detalhada desta metodologia está aqui. E as perguntas mais frequentes são respondidas aqui.

O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.