A problemática do acontecimento na produção jornalística: uma análise a partir das notícias sobre a ‘crise no PS’

A presente dissertação procura contribuir para o aprofundamento do conhecimento acerca da formação de campos problemáticos (temas relevantes para a formação da opinião pública) através do estudo do destaque jornalístico.

Procuramos problematizar os conceitos de notícia e acontecimento por estarem na génese do trabalho jornalístico de produção da notícia recorrendo a contributos teóricos de diferentes áreas e correntes de pensamento.

A componente empírica da dissertação é focada nas notícias sobre acontecimentos políticos. A observação empírica realizada a partir do Barómetro de Notícias do ISCTE-IUL permite-nos considerar características específicas dos acontecimentos políticos, cuja reflexão científica se propõe na presente dissertação, através da análise das notícias sobre a disputa de liderança no Partido Socialista português que obteve cobertura jornalística persistente entre Maio e Setembro de 2014.

Os resultados demonstram que os acontecimentos políticos podem constituir uma subcategoria do conceito de acontecimento jornalístico no qual os tradicionais valores-notícia e a ação mais ou menos deliberada de atores sociais, no campo do jornalismo e no campo da política, desempenham um papel relevante no sentido de manter ou até mesmo criar acontecimentos noticiosos ‘disruptivos’.

Citação

TELO, Décio Reis Abreu - A problemática do acontecimento na produção jornalística: uma análise a partir das notícias sobre a 'crise no PS' [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9299>.