Presidenciais 2021: Notícias no Facebook entre 29 de dezembro e 4 de janeiro de 2020

Período: 29 de Dezembro 2020 a 4 de Janeiro 2021
Amostra: 303 artigos sobre os candidatos presidenciais publicados nos websites cmjornal.pt, expresso.pt, dn.pt, jn.pt, observador.pt, publico.pt, sicnoticias.pt, tvi24.iol.pt e rtp.pt

 

Notícias e interações por candidato

Entre 29 de dezembro e 4 de janeiro de 2020

Figura 1: Número de notícias partilhadas no Facebook sobre cada candidato presidencial e número de interações geradas por essas partilhas.

 

Nesta semana, foram as notícias sobre André Ventura que mais interações geraram no Facebook, sendo também o candidato que se destaca no número de interações médias por notícia. Marcelo Rebelo de Sousa foi o candidato presidencial com mais referências em notícias partilhadas no Facebook, embora o actual Presidente da República seja o candidato com o valor mais baixo de interações médias por notícia. João Ferreira ocupa o terceiro lugar tanto em número de referências em notícias como em interações no Facebook, destacando-se dos restantes quatro candidatos que obtiveram bastante menos destaque que o top 3.

 

Notícias e interações por órgão de comunicação social

Entre 29 de dezembro e 4 de janeiro de 2020

Figura 2: Número de notícias partilhadas no Facebook sobre os candidatos presidenciais publicadas por cada órgão de comunicação social e número de interações geradas por essas partilhas.

 

O Jornal de Notícias foi o órgão de comunicação social cujas notícias sobre os candidatos presidenciais obtiveram maior destaque no Facebook, números em parte impulsionados pelo artigo “Ventura chega-se à frente como líder da oposição” que foi a notícia que gerou mais interações no Facebook esta semana. Destaque ainda para TVI24, Expresso e Observador, que foram os órgãos de comunicação social com maior número de notícias partilhadas no Facebook.

 

Notícias e interações por candidato

Entre 29 de dezembro e 4 de janeiro de 2020

Figura 3: Número de notícias partilhadas no Facebook e interações geradas por essas partilhas por cada órgão de comunicação social sobre cada candidato.

 

Analisando a figura 3, é possível perceber que a foram as notícias da TVI24 que se destacaram em termos de interações no Facebook para a generalidade dos candidatos, juntamente com Expresso e Correio da Manhã. As notícias da TVI 24 foram as mais partilhadas no caso dos candidatos André Ventura, João Ferreira e Ana Gomes, as notícias do Observador no caso de Marcelo Rebelo de Sousa e Tiago Mayan e o Expresso no caso de Marisa Matias e Vitorino Silva.

 

Top 5 das notícias no Facebook

Entre 29 de dezembro e 4 de janeiro de 2020

 

Analisando as cinco notícias que obtiveram maior número de interações no Facebook nesta semana, verificamos que é André Ventura o denominador comum entre todas elas. As notícias sobre André Ventura no Facebook foram as que geraram mais interações, em média e em termos absolutos, confirmando a relevância atribuída ao candidato pelos utilizadores desta rede social.

 

Nota metodológica

Os artigos analisados foram extraídos com recurso à ferramenta CrowdTangle, através da pesquisa de publicações do tipo ‘link’ contendo os nomes dos candidatos e os domínios dos websites dos orgãos de comunicação analisados. Esta pesquisa devolveu todos os artigos publicados por páginas ou grupos públicos no Facebook no intervalo de tempo selecionado. Posteriormente foi feita, de forma programática, a análise das datas das notícias de forma a eliminar os artigos que, embora tenham sido partilhados na semana analisada, foram originalmente publicados em datas anteriores. As métricas relativas às interações de cada artigo foram extraídas através da Facebook Graph API. O Barómetro de notícias no Facebook é desenvolvido no MediaLab CIES-Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *