Diário das Presidenciais 2021 – 21 de janeiro

Facebook

No penúltimo dia de campanha, marcado pelo episódio de violência envolvendo André Ventura, o candidato do Chega voltou a liderar confortavelmente o ranking dos candidatos com mais interações no Facebook. Fez 7 posts e gerou 30.624 interações (reações, comentários e partilhas), mais de metade do total de todos os candidatos. Na corrida pelo segundo lugar, o dia de ontem sorriu a Marisa Matias, que conseguiu suplantar largamente João ferreira na luta pela atenção, mercê, sobretudo, de uma muito maior quantidade de posts. Publicou 17 vezes contra apenas 7 do candidato comunista e obteve 12.122 interações contra 5.523 de João Ferreira. Ana Gomes surge a seguir, com 4.238 interações no dia de ontem.

 

O pódio dos posts mais populares do dia é todo ocupado por André Ventura. Os dois primeiros, com dois comícios de campanha transmititidos em direto nesta plataforma. O primeiro teve 3.660 reações, 2.514 comentários e 322 partilhas. O segundo registou 2,904 reações, 1.619 comentários e 550 partilhas. O terceiro lugar do pódio é ocupado por um comentário do candidato, feito ainda na manhã de ontem, sobre uma notícia do Diário de Notícias que o caracterizava como “direita radical”. Registe-se que o líder do Chega apenas reagiu ao incidente de Setúbal, nesta sua conta de Facebook, já no dia 22 de manhã.

 

No ranking das outras páginas que publicaram conteúdos sobre s candidatos, a ocupação é sobretudo de meios de comunicação social, em parte resultado das notícias sobre o incidente de campanha ocorrido com André Ventura no seu comício em Setúbal. O jornal Observador aparece a liderar, com 19 posts publicados e 13.489 interações e a página da CM TV aparece em terceiro lugar, com 4.403 interações (resultantes de apenas 3 posts). Pelo meio, a página do partido Chega, com 4 posts e 13.099 interações. De notar ainda a presença neste ranking da página humorística “Jovem Conservador de Direita, com 4.679 interações resultantes de um único post sobre os candidatos.

 

Os posts publicados por outras páginas de Facebook sobre os candidatos refletem bem o episódio ocorrido em Setúbal. Sete dos 10 posts mais populares do dia são sobre esse assunto e o pódio é ocupado integralmente por posts sobre o incidente. O primeiro reproduz uma notícia do jornal Observador, com 2.753 reações, 2.528 comentários e 494 partilhas. O segundo é um post do partido Chega, com uma foto dos manifestantes e atribuindo a autoria da violência a apoiantes de Ana Gomes. Teve 3.338 reações, 1,165 comentários e 483 partilhas. O terceiro post mais popular do dia pertence à página humorística “Jovem Conservador de Direita”, com 3.620 reações, 347 comentários e 712 partilhas.

EXTRA: Veja, em tempo real, a evolução diária dos candidatos no Facebook aqui: https://bit.ly/presidenciais2021

 

Twitter

No Twitter, o dia de ontem foi de disputa acesa pela liderança entre Ana Gomes e Marisa Matias. A candidata bloquista publicou mais (21 tweets contra 17 de Ana Gomes) e teve mais partilhas. Mas Ana Gomes teve mais menções e, globalmente, acabou por ter mais alcance. André Ventura não tweetou tanto (apenas 5 publicações) nem tem muitas partilhas, mas, como é habitual, foi amplamente mencionado por outros, o que tornou o seu alcance ainda superior ao de Ana Gomes ou Marisa Matias. No dia de ontem, Tiago Mayan conseguiu superar João Ferreira e Tino de Rans.

 

O pódio dos tweets dos candidatos com mais partilhas no dia de ontem é integralmente dominado pelo acontecimento de Setúbal. O mais partilhado pertence a Marisa Matias (757 retweets) e demarca-se da violência. O segundo, da candidata Ana Gomes, foi partilhado 605 vezes, afasta-se igualmente do que aconteceu e diz que ninguém atua de forma violenta em seu nome. O terceiro tweet mais partilhado é do próprio André Ventura (146 partilhas) e agradece à sua equipa de segurança e à polícia a proteção eu lhe foi concedida. “Foram os meus anjos da guarda”, afirmou o candidato.

 

No Twitter, o arremesso de pedras e outros objetos a André Ventura marcou o dia, como se pode perceber facilmente pelo gráfico, que ilustra a quantidade de tweets publicados sobre os candidatos ao longo do dia, com um pico na hora em que esse acontecimento foi noticiado.

 

Os 10 tweets mais partilhados do dia são todos sobre isso, como seria de esperar. O primeiro (1.550 retweets) é do utilizador bernardo e insinua a hipótese de uma encenação. O segundo, com 1.231 partilhas, é assinado pelo utilizador “Fake Blood” e usa um vídeo para “gozar” com Ventura. O terceiro tweet do pódio dos mais partilhados foi publicado pelo utilizador Diogo Teixeira Pereira e diz respeito, não ao momento do incidente, mas aos protestos que já existiam à chegada da comitiva.

 

 

Instagram

No Instagram, o dia de ontem continuou a ser liderado por Marisa Matias, com 5 posts publicados e 8.300 interações. Mas a novidade é o aparecimento da conta de campanha de André Ventura na segunda posição, com 5 posts publicados e um total de 3.700 interações. Os posts publicados acerca do incidente ocorrido em Setúbal são o que justifica esta ascensão de notoriedade da conta Instagram da campanha de Ventura. No terceiro lugar do pódio surge João Ferreira, com 3.400 interações. Ana Gomes esteve pouco ativa (apenas 2 posts e 1.300 interações) e por isso foi ultrapassada, quer por Tino de Rans (2.400 interações) quer por Tiago Mayan (1.500 interações).

 

Nos dois lugares cimeiros do Top3 dos posts mais populares dos candidatos encontramos duas publicações de Marisa Matias. A primeiro é – curiosamente – um screenshot do tweet da candidata a demarcar-se da violência ocorrida em Setúbal (3.700 likes e 76 comentários) e o segundo ilustra um regresso à aldeia de origem da candidata (2.800 likes e 44 comentários). No terceiro lugar deste pódio encontramos um post da conta de campanha de André Ventura a imputar claramente a tentativa de agressão a apoiantes de Ana Gomes (1.200 likes e 114 comentários). Aliás , nos 10 posts dos candidatos que tiveram mais interações ontem, existem 4 que são desta conta e sobre este assunto.

 

No conjunto dos posts publicados ontem no Instagram, a ocorrência no comício de André Ventura em Setúbal também é dominante. Dos 10 posts com mais interações, 7 são sobre esse assunto, incluindo os dois mais populares. O primeiro, da conta Worldstar.pt, um site de entretimento, reproduz dois vídeos sobre o incidente de Setúbal (11.100 likes e 1.300 comentários). O segundo é da conta de humor “O maior da minha aldeia” e reproduz o vídeo da TVI sobre o evento (10.600 likes e 620 comentários). O terceiro, por fim, não tem nada a ver com isso e refere-se ainda ao movimento “lábios vermelhos”. Trata-se de um post de um site francês sobre o sexismo na extrema-direita portuguesa, que arrecadou 9.800 likes e 53 comentários.

 


NOTA METODOLÓGICA: Este estudo destina-se a analisar quantitativamente a presença e atividade dos candidatos presidenciais e das suas campanhas em três das principais redes sociais em Portugal (Facebook, Twitter e Instagram). Para o efeito, estão a ser analisadas as páginas de Facebook e contas de Twitter e Instagram oficiais, do candidato e da campanha, de Ana Gomes, André Ventura, João Ferreira, Marisa Matias, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva. Marcelo Rebelo de Sousa não dispõe de contas oficiais nestas redes sociais, mas estão a ser analisadas as principais contas de apoio à sua candidatura. Foram considerados todos os candidatos constantes do boletim de voto, com exceção do candidato Eduardo Baptista, que ainda não apresentou as proposituras necessárias para poder concorrer. Os dados são extraídos através das ferramentas Crowdtangle (para o Facebook e o Instagram) e Brandwatch (para o Twitter). A data de recolha de dados é aquela que se encontra assinalada em cada quadro. As métricas usadas para comparar o desempenho dos candidatos e a popularidade das publicações são as interações (reações, comentários e partilhas), no caso do Facebook e do Instagram, e as impressões (número de vezes que o conteúdo foi exibido) ou os retweets (partilhas), no caso do Twitter. Para identificar as publicações sobre os candidatos com mais interações foi feita uma pesquisa a partir dos nomes dos candidatos. A recolha e tratamento de dados é da responsabilidade do Medialab CIES Iscte-Iul. A metodologia detalhada deste barómetro pode ser vista aqui.


 

 

Notícias no Facebook

As notícias sobre André Ventura foram novamente as que mais interacções geraram no Facebook. Os incidentes ocorridos durante uma acção de campanha de André Ventura em Setúbal foi o tema que dominou a agenda mediática sobre as eleições, tendo Ana Gomes ficado em segundo lugar desta lista dada a associação ao incidente por causa dos cartazes da candidata exibidos pelos manifestantes. No Facebook este incidente acabou por deixar a pandemia e o confinamento para segundo plano, provocando a queda de Marcelo Rebelo de Sousa para o terceiro lugar. Marisa Matias destaca-se por ser a candidata que gerou mais interacções médias por artigo.

 

André Ventura foi o tema central das três notícias sobre os candidatos presidenciais com mais interacções no Facebook. O incidente durante a acção de campanha em Setúbal foi o tema que mais destaque obteve, embora o terceiro lugar seja ocupado por uma notícia que dá conta do crescimento de popularidade do líder do Chega após os debates televisivos.

 


NOTA METODOLÓGICA: Os artigos analisados foram extraídos com recurso à ferramenta CrowdTangle, através da pesquisa de publicações do tipo ‘link’ contendo os nomes dos candidatos e os domínios dos websites dos orgãos de comunicação analisados. Esta pesquisa devolveu todos os artigos publicados por páginas ou grupos públicos no Facebook no intervalo de tempo selecionado. Posteriormente foi feita, de forma programática, a análise das datas das notícias de forma a eliminar os artigos que, embora tenham sido partilhados na semana analisada, foram originalmente publicados em datas anteriores. As métricas relativas às interações de cada artigo foram extraídas através da Facebook Graph API. O Barómetro de notícias no Facebook é desenvolvido no MediaLab CIES-Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.


 

 

Artigos de opinião no Facebook

O Top 10 de artigos de opinião com mais interacções no Facebook é dominado por dois temas: a pandemia e as eleições presidenciais. André Ventura é o candidato mais visado sendo o foco principal dos artigos de Ricardo Salazar, João Miguel Tavares e, de certa forma, Ivo da Silva Vaz. Destaque ainda para o artigo de Cristiana Garcia sobre o processo eleitoral em tempo de confinamento, juntando assim os dois temas que se destacaram nas colunas de opinião.


NOTA METODOLÓGICA: Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook dos artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, SIC Notícias e TVI24) entre 7 e 21 de Dezembro de 2020, tendo por base uma amostra de 894 artigos. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab CIES-Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *