O ranking dos candidatos no dia de ontem manteve, no pódio, as posições relativas do dia anterior. André Ventura domina largamente, com 37.964 interações (reações, comentários e partilhas), mais de metade do total de todos os candidatos. João Ferreira consegue segurar o segundo lugar, com 8.154 interações e Marisa Matias permanece em terceiro, com um total de 5.891 interações. De notar, no entanto, que João Ferreira continua com uma taxa de interação (percentagem de seguidores que interagiram com a página) que é inclusivamente superior à de Ventura (5,57% contra 2,85%). O mesmo aliás acontece com Tiago Mayan, que publicou menos que os restantes mas ainda assim conseguiu o 4º posto no ranking de ontem.
Nos três posts do dia de ontem com mais interações, encontramos três vídeos, dois dos quais em “live” do Facebook. O primeiro, da autoria de André Ventura, recebe uma quantidade inusitada de interações – e sobretudo comentários – mesmo para os padrões habituais do candidato do Chega, e retrata um comício em “drive-in” realizado no Porto. De notar, no entanto, que muitos desses comentários resultam da confrontação, no Facebook, entre apoiantes e adversários deste candidato. Este “live” teve 3.459 reações, 7.009 comentários e 891 partilhas. O segundo post com mais interações é também de André Ventura e também se refere a um “live”, desta feita num jantar-comício, com 2.200 reações e 3.900 comentários. O terceiro posto é ocupado por João Ferreira, que publicou um vídeo da entrevista a Manuel Luís Goucha e conseguiu 1.296 reações.
No ranking das outras páginas que publicaram posts sobre os candidatos, Camilo Loureço assume uma liderança destacada, com 20.439 interações resultantes de um único post. Segue-se o partido Chega, com 10.228 interações e a SIC Notícias, com 7.585 interações. De registar também a presença significativa neste ranking, na 4ªa posição, da página anti-Ventura “Chega de Ventura” com 5.693 interações.
Nos três posts com mais interações sobre os candidatos, encontramos em primeiro um “live” de Camilo Lourenço em que o economista se refere à polémica do “batom vermelho”, com 14.372 reações, 3.047 comentários e 3.034 partilhas. No segundo posto aparece a noticia da SIC Notícias sobre o jantar-comício de André Ventura em Braga (2.725 reações) e em terceiro surge outra notícia, da TVI, sobre o mesmo assunto, com 1.981 reações.
EXTRA: Veja, em tempo real, a evolução diária dos candidatos no Facebook aqui: https://bit.ly/presidenciais2021
No dia de ontem, a corrida presidencial no Twitter voltou a ser liderada por Marisa Matias, seguida de Ana Gomes. A candidata do Bloco de Esquerda publicou menos, mas teve mais partilhas e, sobretudo, mais menções, gerando um alcance maior para os seus tweets. Ana Gomes fica em segunda, destacada, e João Ferreira ocupa a terceira posição, com mais publicações que qualquer dos outros candidatos, mas com menos alcance que as duas candidatas acima dele. André Ventura continua a ser, no entanto, aquele que suscita mais menções (2.446).
No Top3 dos tweets com mais partilhas no dia de ontem, os dois primeiros destacam-se. O primeiro é de Marisa Matias e tem um vídeo em que Chico Buarque dá o seu apoio à candidata e ao movimento #VermelhoemBelem. Teve 304 partilhas, 100 menções e 2.700 likes. O segundo é de Ana Gomes, sentada junto ao rio a “tuitar” e teve 267 partilhas, 385 menções e 5.400 likes. O terceiro posto é ocupado por um tweet de João Ferreira em que o candidato reproduz o já referido vídeo da entrevista com Manuel Luis Goucha (69 partilhas)
Os três tweets sobre os candidatos que foram mais partilhados no dia de ontem referem-se a assuntos diferente. O primeiro, com 776 partilhas, é do utilizador Guilherme e reproduz um pequeno excerto da entrevista a Manuel Luís Goucha em que João Ferreira fala da liberdade. O segundo é uma resposta do utilizador Jon à futebolista Matilde Fidalgo sobre a polémica de ontem acerca da utilização alegadamente abusiva da sua imagem. Teve 512 partilhas. O terceiro lugar, com 389 partilhas, é ocupado pelo humorista João Quadros, com uma foto de dois jovens louros, acompanhada da legenda “casal de negros do Zimbabwe apoia André Ventura”.
Durante o dia de ontem, Marisa Matias voltou a dominar no Instagram, inclusivamente com mais destaque em relação aos seus rivais. Publicou 5 posts nesta rede social ao longo do dia e registou 10.400 interações. João Ferreira ascendeu desta feita ao segundo lugar, com 4.200 interações. Ana Gomes caiu para quinto lugar, com apenas 1.600 interações e foi ultrapassada quer por Tiago Mayan quer por André Ventura. O candidato liberal ascendeu ao 4º lugar com 2.200 interações e André Ventura regressou às publicações no Instagram com um único post e 1600 interações. A única conta que permaneceu inativa ontem no Instagram foi a conta de apoio a Marcelo Rebelo de Sousa.
Nos três posts mais bem sucedidos no Instagram no dia de ontem encontramos dois de Marisa Matias e um de André Ventura. O primeiro é a “versão Instagram” do vídeo de apoio de Chico Buarque que já foi falado acima, aqui com 5.100 likes e 148 comentários. O segundo é uma foto de Marisa Matias num comício, com 2.000 likes e 27 comentários. O terceiro por fim, é o único post publicado por André Ventura nesta rede, com um pequeno vídeo do inicio do comício “drive-in” no Porto, que teve 1.600 likes e 110 comentários.
No conjunto de posts publicados por outras contas no Integram sobre os candidatos, aquele que mais se destacou é da autoria de José Castelo Branco, sobre o jantar-comício de André Ventura em Braga, com o comentário “What a scandal! Big scandal!!!”. Teve 10.400 likes e 265 comentários. O segundo é mais um esclarecimento da futebolista Matilde Fidalgo sobre a utilização da sua imagem na campanha de Marisa Matias ( 2.600 likes) e o terceiro é um vídeo do jornal Observador sobre os seguranças que acompanham a todo o momento André Ventura (1.500 likes).
NOTA METODOLÓGICA: Este estudo destina-se a analisar quantitativamente a presença e atividade dos candidatos presidenciais e das suas campanhas em três das principais redes sociais em Portugal (Facebook, Twitter e Instagram). Para o efeito, estão a ser analisadas as páginas de Facebook e contas de Twitter e Instagram oficiais, do candidato e da campanha, de Ana Gomes, André Ventura, João Ferreira, Marisa Matias, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva. Marcelo Rebelo de Sousa não dispõe de contas oficiais nestas redes sociais, mas estão a ser analisadas as principais contas de apoio à sua candidatura. Foram considerados todos os candidatos constantes do boletim de voto, com exceção do candidato Eduardo Baptista, que ainda não apresentou as proposituras necessárias para poder concorrer. Os dados são extraídos através das ferramentas Crowdtangle (para o Facebook e o Instagram) e Brandwatch (para o Twitter). A data de recolha de dados é aquela que se encontra assinalada em cada quadro. As métricas usadas para comparar o desempenho dos candidatos e a popularidade das publicações são as interações (reações, comentários e partilhas), no caso do Facebook e do Instagram, e as impressões (número de vezes que o conteúdo foi exibido) ou os retweets (partilhas), no caso do Twitter. Para identificar as publicações sobre os candidatos com mais interações foi feita uma pesquisa a partir dos nomes dos candidatos. A recolha e tratamento de dados é da responsabilidade do Medialab CIES Iscte-Iul. A metodologia detalhada deste barómetro pode ser vista aqui.
Notícias no Facebook
No Facebook. as notícias sobre André Ventura voltaram a ser as que mais interacções geraram e teve quase tantos artigos partilhados quanto Marcelo Rebelo de Sousa. Importa salientar o crescente número de artigos publicados pelos meios de comunicação analisados que destacam o candidato apoiado pelo Chega, estando ao nível do actual chefe de estado em tempos de estado de emergência, destacando-se claramente dos restantes candidatos. Das três notícias sobre os candidatos com mais interacções no Facebook, as duas primeiras são sobre o jantar com 170 pessoas organizado pela candidatura de André Ventura em pleno confinamento obrigatório, tendo o terceiro lugar sido ocupado pela declaração de Marcelo Rebelo de Sousa sobre a acção do governo face à terceira vaga da pandemia.
NOTA METODOLÓGICA: Os artigos analisados foram extraídos com recurso à ferramenta CrowdTangle, através da pesquisa de publicações do tipo ‘link’ contendo os nomes dos candidatos e os domínios dos websites dos orgãos de comunicação analisados. Esta pesquisa devolveu todos os artigos publicados por páginas ou grupos públicos no Facebook no intervalo de tempo selecionado. Posteriormente foi feita, de forma programática, a análise das datas das notícias de forma a eliminar os artigos que, embora tenham sido partilhados na semana analisada, foram originalmente publicados em datas anteriores. As métricas relativas às interações de cada artigo foram extraídas através da Facebook Graph API. O Barómetro de notícias no Facebook é desenvolvido no MediaLab CIES-Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.
Artigos de opinião no Facebook
O top de artigos de opinião sobre os candidatos presidenciais mais partilhados no Facebook é liderado, de forma destacada, pelo artigo de Beatriz Esperança a propósito da declaração de André Ventura sobre os batom vermelho de Marisa Matias, tendo este tema sido também abordado por Henrique Raposo no Expresso. Tal como nas notícias, André Ventura e Marcelo Rebelo de Sousa foram o foco principal dos autores de opinião que escreveram sobre as presidenciais.
NOTA METODOLÓGICA: Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook dos artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, SIC Notícias e TVI24) entre 7 e 21 de Dezembro de 2020, tendo por base uma amostra de 894 artigos. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab CIES-Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.