Diário das Presidenciais 2021 – 11 de janeiro

Facebook

No segundo dia de campanha, André Ventura continuou a dominar o Facebook, com 23.481 interações, mais de dois terços do total de interações de todos os candidatos. Para isso também contribui, obviamente, facto de ser o candidato com mais seguidores no Facebook: 130 mil. Marisa Matias ocupa a segunda posição, com 4.487 interações (likes, comentários e partilhas) e a página de apoio a Marcelo Rebelo de Sousa aparece em terceiro, com 2.904 interações no dia de ontem.

 

O post com mais interações do dia de ontem resultou de um “direto” de André Ventura durante o comício realizado no Algarve (3.792 reações, 1.778 comentários e 931 partilhas) e o segundo – do mesmo candidato – comenta o protesto de ciganos em Serpa no dia anterior. A terceira publicação mais popular do dia pertenceu a Marisa Matias, que dirigiu desejos de melhoras a Marcelo Rebelo de Sousa e anunciou ter feito o teste à Covid.

 

Olhando para todas as páginas de Facebook que publicaram algo mencionando qualquer dos candidatos, vemos que o líder ontem foi Camilo Loureço, que, com um só post, conseguiu 15.844 interações. Seguem-se André Ventura (13.292 interações e o partido Chega (11.021 interações). De notar ainda a relevância da página de Manuel Luis Goucha, que está a receber os candidatos na TVI, e de Mário Gonçalvez, que volta a estar neste top.

 

Entre os posts que falam dos candidatos (excluindo os dos próprios candidatos), a publicação com mais interações foi o ‘live’ de Camilo Lourenço de que já falámos (11.475 reações, 2.398 comentários e 1.983 partilhas). O segundo foi um post de Manuel Luis Goucha a entrevistar Ana Gomes e o terceiro é uma notícia da RFM sobre o teste positivo à Covid de Marcelo Rebelo de Sousa, uma notícia que chegou já no final o dia de ontem.

EXTRA: Veja, em tempo real, a evolução diária dos candidatos no Facebook aqui: https://bit.ly/presidenciais2021

 

Twitter

No Twitter, o dia de ontem foi também dominado por André Ventura. Publicou menos tweets que Ana Gomes (3 contra 7), mas teve mais partilhas (retweets – 250 contra 104) e mais menções (2,132 contra 434). A conta de André Ventura é também a que está a ganhar mais seguidores (ontem ganhou mais 734). No dia de ontem, até João Ferreira foi melhor que Ana Gomes no Twitter, com 4 publicações, 205 partilhas e 437 menções).

 

A mais eficaz de entre todas as publicações dos candidatos no Twitter ontem foi um tweet promovido de João Ferreira que faz uma espécie de resumo do percurso já percorrido na campanha (130 partilhas), o segundo reproduz um cartaz de Tiago Mayan Gonçalves (120 partilhas) e o terceiro é o desejo de melhoras dirigido por Marisa Matias a Marcelo Rebelo de Sousa, com 109 partilhas. Ser simpático/a compensa.

 

No conjunto de publicações no Twitter de outros utilizadores que não os candidatos, no dia de ontem foi muito falado o encontro entre Tino de Rans e Miguel Sousa Tavares na TVI (visto geralmente como um vitória de Tino sobre Sousa Tavares). O tweet mais partilhado do dia (do utilizador Fernando Daniel, com 236 partilhas) é sobre isso. O segundo estabelece uma ordem de preferências de voto nas Presidenciais (228 partilhas) e o terceiro é uma notícia de um site francês sobre o teste positivo de Marcelo Rebelo de Sousa, um assunto que teve alguma cobertura internacional.

 

Instagram

No Instagram o dia voltou a ser de Marisa Matias, que fez 3 publicações e conseguiu 2.400 “likes”. João Ferreira aparece a seguir, com 1.900 likes e 31 comentários e Tino de Rans surge em terceiro neste dia, com 1.400 likes em 4 posts.

Entre os três posts mais eficazes dos candidatos no Instagram, há dois de Marisa Matias: um com uma das cuidadoras informais a que dedicou parte do seu dia (1.100 likes) e outro sobre os crimes ambientais no Tejo. O terceiro post é de Tiago Mayan e refere-se – mais uma vez – ao novo cartaz que diz “Se votas igual não esperes diferente”. Os outdoors como tema forte do candidato a passar para as redes sociais.

 

Entre os posts publicados por outros utilizadores sobre os candidatos presidenciais encontramos, em primeiro lugar, uma publicação do humorista António Raminhos reafirmando que Ana Gomes, Júlia Pinheiro e Herman José são na verdade uma e a mesma pessoa (23.200 likes, 462 comentários). Os outros dois posts mais populares sobre os candidatos são das contas “Frases de Portugal” e “worldstar.pt” (um site de música) e reproduzem um screenshot de uma resposta vernácula a uma das muitas afirmações “bombásticas” de André Ventura. (com 16.700 e 11.400 likes, respetivamente).

 


NOTA METODOLÓGICA: Este estudo destina-se a analisar quantitativamente a presença e atividade dos candidatos presidenciais e das suas campanhas em três das principais redes sociais em Portugal (Facebook, Twitter e Instagram). Para o efeito, estão a ser analisadas as páginas de Facebook e contas de Twitter e Instagram oficiais, do candidato e da campanha, de Ana Gomes, André Ventura, João Ferreira, Marisa Matias, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva. Marcelo Rebelo de Sousa não dispõe de contas oficiais nestas redes sociais, mas estão a ser analisadas as principais contas de apoio à sua candidatura. Foram considerados todos os candidatos constantes do boletim de voto, com exceção do candidato Eduardo Baptista, que ainda não apresentou as proposituras necessárias para poder concorrer. Os dados são extraídos através das ferramentas Crowdtangle (para o Facebook e o Instagram) e Brandwatch (para o Twitter). A data de recolha de dados é aquela que se encontra assinalada em cada quadro. As métricas usadas para comparar o desempenho dos candidatos e a popularidade das publicações são as interações (reações, comentários e partilhas), no caso do Facebook e do Instagram, e as impressões (número de vezes que o conteúdo foi exibido) ou os retweets (partilhas), no caso do Twitter. Para identificar as publicações sobre os candidatos com mais interações foi feita uma pesquisa a partir dos nomes dos candidatos. A recolha e tratamento de dados é da responsabilidade do Medialab CIES Iscte-Iul. A metodologia detalhada deste barómetro pode ser vista aqui.

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