Costa exalta-se com cidadão que o acusa com uma notícia falsa

Por Projeto Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais

António Costa exaltou-se com uma notícia falsa já desconstruída pelo Polígrafo, mas muito repetida nas redes sociais nos últimos dias de campanha. Nos 40 grupos de Facebook monitorizados pelo projeto Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais, esta informação falsa foi repetida dezenas de vezes.

Um cidadão acusou António Costa de estar de férias quando ocorreram os incêndios de Pedrógão Grande, em 17 de junho de 2017, informação que circula nas redes sociais mas cuja falsidade já foi confirmada pelo Polígrafo em 13 de agosto de 2019, em artigo hoje republicado. Entre 20 de setembro e 2 de outubro, em plena campanha eleitoral, esta história falsa foi repetida 15 vezes nos 40 grupos monitorizados pelo projeto.

“Esta é uma campanha de mentira que a direita repete”, afirmou António Costa à SIC antes de embarcar no comboio com destino ao Porto. Minutos depois, já a bordo, em declarações à RTP Costa acusa diretamente o PSD e o CDS-PP de enviarem o cidadão para o provocar. O Primeiro-Ministro estava em funções nesse dia 17 e esteve em Pedrógão na manhã de dia 18.

O incidente surgiu imediatamente nas redes sociais, fazendo com que uma notícia falsa produzisse realidade política de forma quase instantânea. De imediato, também no Grupo de Apoio ao Juiz Carlos Alexandre, que ajudou a propagar a notícia falsa, surgiram várias publicações a acusar António Costa.

Menos de uma hora depois o incidente “António Costa – Partido Socialista – Lisboa – Arruada” já era o número 1 nas tendências das pesquisas em tempo real, no Google, em Portugal.

 

 

O Polígrafo desconstruiu a “notícia” em agosto mas isso não impediu que a mentira continuasse a ser propagada nas redes sociais, incluindo a página PSD Europa (que não informa de forma clara se é uma página oficial do partido ou apenas um aproveitamento de terceiros), no passado dia 2 de Outubro. Segundo o Polígrafo, em artigo publicado a 11 de abril de 2019, esta é uma página não-oficial do PSD, mas é gerida pelo militante número 26639 do PSD, Jorge Afonso, membro do PSD Bélgica.

Post na página de Facebook PSD Europa, de 2 de outubro

 

A mesma informação falsa surgiu no Grupo de Apoio ao Juiz Carlos Alexandre em 12 de Agosto e, ainda esta quinta-feira, dia 3, a mesma informação falsa estava a ser publicada em nessa página e noutras semelhantes. O blogue Blasfémias, por exemplo, também publicou esta informação falsa no dia 1, terça-feira.

O projeto Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais é um projeto conjunto do MediaLab ISCTE-IUL e do Diário de Notícias e que conta com o apoio do Democracy Reporting International. O objetivo é monitorizar a propagação de desinformação política nas redes sociais e, especificamente durante a campanha eleitoral, os investigadores têm estado a acompanhar tudo o que é publicado em 40 grupos e 45 páginas de Facebook associadas à desinformação online.

Foto de destaque: EPA / MÁRIO CRUZ / LUSA

ATUALIZAÇÃO: Este artigo foi alterado em 7 de outubro de 2019 para correção de informação sobre o autor do texto, autor da fotografia de destaque e clarificação das imagens e legendas incorporadas.