O sorteio para a época 2019-2020 da Liga ajudou o tema do futebol a dominar o destaque noticioso na semana de 5 a 11 de julho de 2019. Apesar do destaque, o tema não chegou a representar 10% das 409 peças analisadas pelo barómetro.
Vários acidentes com gravidade, com destaque para o caso do despiste em Penafiel que resultou na morte de uma bebé de 10 meses marcaram, tragicamente, a semana. O tema, a par com o futebol foram recorrentes com destaques na comunicação social durante todos os dias da semana em análise.
Do ponto de vista das referências políticas nos destaques noticiosos, manteve-se a tendência da semana anterior com mais referências aos partidos políticos com assento parlamentar do que aos respetivos líderes sendo que outros políticos ou entidades não relacionados com o Governo, Parlamento ou aparelho do Estado, foram citados em 125 ocasiões nas 409 peças analisadas.
A análise do barómetro identificou diferenças entre sectores de media, nos destaques noticiosos da semana. A Imprensa generalista reservou um grande espaço nas primeiras páginas ao Futebol, enquanto que a TV atribuíu maior relevância à candidatura de monumentos portugueses à lista do Património Cultural Mundial da UNESCO. Na Rádio as notícias sobre o SNS, com ênfase para a situação nos Hospitais, a par das eleições legislativas de outubro de 2019, foram mais destacados na comparação entre sectores. Por último, nas páginas Web que fazem parte da amostra do barómetro de notícias, o destaque dos acidentes graves que ocorreram na semana, Tancos e a venda do jogador de futebol João Félix receberam mais atenção jornalística.
Veja infografia
Ficha técnica
O Barómetro de Notícias é desenvolvido pelo Laboratório de Ciências de Comunicação do ISCTE-IUL como produto do Projeto Jornalismo e Sociedade e em associação com o Observatório Europeu de Jornalismo. É coordenado por Gustavo Cardoso, Décio Telo, Miguel Crespo e Ana Pinto Martinho e a codificação das notícias é realizada por Carla Mendonça e Leonor Cardoso. Apoios: IPPS-IUL, Jornalismo@ISCTE-IUL, e-TELENEWS MediaMonitor / Marktest 2015, fundações Gulbenkian, FLAD e EDP, Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, LUSA e OberCom.
Análise de conteúdo realizada a partir de uma amostra semanal de aproximadamente 409 notícias destacadas diariamente em 17 órgãos de comunicação social generalistas. São analisadas as 4 notícias mais destacadas nas primeiras páginas da Imprensa (CM, PÚBLICO, JN e DN), as 3 primeiras notícias nos noticiários da TSF, RR e Antena 1 das 8 horas, as 4 primeiras notícias nos jornais das 20 horas nas estações de TV generalistas (RTP1, SIC, TVI e CMTV) e as 3 notícias mais destacadas nas páginas online de 6 órgãos de comunicação social generalistas selecionados com base nas audiências de Internet e diversidade editorial (amostra revista anualmente). Atualmente fazem parte da amostra as páginas de Internet do PÚBLICO, Expresso, Observador, TVI24, SIC Notícias e JN.