O que é o barómetro de sentimento político nas redes sociais?
O Barómetro de Sentimento Político nas redes sociais é um barómetro semanal que monitoriza e avalia as opiniões expressas pelos portugueses nas redes sociais a propósito das três principais figuras da política portuguesa: Presidente da República, Primeiro-Ministro e líder da oposição.
Como são recolhidas as opiniões expressas nas redes sociais?
Para construção deste barómetro são recolhidas automaticamente todas as menções a “Marcelo Rebelo de Sousa”, “António Costa” e “Rui Rio”. Todos os posts, tweets e comentários nas redes sociais monitorizadas são recolhidos automaticamente para tratamento informático. As menções a qualquer dessas figuras políticas que não usa as expressões definidas não é capturada.
Que redes são monitorizadas neste barómetro?
Todos os os posts, tweets, retweets e comentários monitorizados por este barómetro são públicos. As redes monitorizadas são: Twitter, Facebook (com limitações), Reddit, fóruns e blogues. No caso do Facebook, por limitações técnicas, apenas são monitorizados os posts e comentários publicados nas páginas de Facebook dos 20 principais meios de comunicação social generalistas portugueses.
Como é feita a recolha de posts, tweets e comentários nas redes sociais?
O Barómetro de Sentimento Político nas redes sociais é feito com recurso a uma ferramenta chamada Forsight Brandwatch. Em cada semana, essa ferramenta “corre” todas as redes sociais referidas e “captura” para uma base de dados própria todos os posts, tweets, retweets e comentários/respostas com referência a um dos termos de pesquisa para cada político. O número de posts, tweets e comentários capturados pode variar entre algumas centenas e muitos milhares.
Como é analisado o sentimento nas redes sociais para cada político?
Para cada político, é analisada uma amostra de todos os posts, tweets e comentários capturados. Essa amostra é então categorizada por investigadores treinados e integralmente distribuída em quatro categorias mutuamente exclusivas: 1) post favorável para o político em causa; 2) post desfavorável para o político em causa; 3) post neutro quanto ao sentimento; 4) post fora do tópico (Off-Topic). Depois de categorizada toda a amostra, o que o Forsight Brandwatch faz é aplicar essa amostragem ao universo total de posts, tweets e comentários recolhidos, categorizando como favoráveis, neutros ou desfavoráveis, os posts semelhantes ou relacionados (os retweets, por exemplo) com aqueles que foram treinados na amostra. O resultado são as percentagens de sentimentos Favoráveis, Desfavoráveis ou Neutros que são divulgadas no Barómetro. Os posts Off-Topic são descartados e não são contabilizados.
O Barómetro de Sentimento Político é uma sondagem?
Não. A metodologia usada para realizar o Barómetro de Sentimento Político é muito diferente das metodologias usadas em sondagens. Não pretende analisar intenções de voto. Apenas analisa o sentimento expresso no momento (semana em análise) nas redes sociais através do que é publicado pelo conjunto de utilizadores nas redes. Apenas analisa o sentimento expresso publicamente nas redes sociais.
O Barómetro de Sentimento Político nas redes sociais está ligado a algum partido ou organização política?
Não. O Barómetro se Sentimento Político é produzido no MediaLab CIES_Iscte. A Coordenação é de Gustavo Cardoso e a codificação está a cabo de José Moreno e Ângela Rijo. Os resultados do Barómetro podem ser vistos aqui e a respetiva metodologia está descrita em detalhe aqui.