O barómetro Presidenciais 2021 nas redes sociais é um barómetro semanal realizado pelo MediaLab CIES Iscte-Iul que recolhe e analisa o desempenho nas principais redes sociais dos candidatos presidenciais, assim como as principais opiniões expressas sobre eles nessas mesmas redes sociais.
Neste barómetro são analisadas as redes sociais dos seguintes candidatos:
– Marcelo Rebelo de Sousa;
– Ana Gomes;
– André Ventura;
– Marisa Matias;
– João Ferreira;
– Tiago Mayan Gonçalves;
– Vitorino Silva (Tino de Rans)
O candidato Eduardo Baptista não está a ser considerado nesta análise, uma vez que ainda não apresentou o número de proposituras necessário para poder concorrer à eleição.
Todas as semanas são recolhidas e analisadas todas as publicações feitas pelas páginas oficiais, pessoais ou de apoio aos candidatos referidos. Para o efeito, são consideradas as seguintes redes sociais, para cada um dos candidatos:
Marcelo Rebelo de Sousa
Facebook: https://www.facebook.com/PresidenteMarceloRSousa (página não oficial de apoio ao candidato)
Twitter: Não tem
Instagram: https://www.instagram.com/presidentemarcelo/ (conta não oficial de apoio ao candidato)
Ana Gomes
Facebook: https://www.facebook.com/anagomes2021 (página pessoal)
Facebook: https://www.facebook.com/anagomesapresidente2021 (página oficial de campanha)
Twitter: https://twitter.com/AnaMartinsGomes (conta pessoal)
Instagram: https://www.instagram.com/anagomes2021/ (conta oficial de campanha)
André Ventura
Facebook: https://www.facebook.com/AndreAmaralVentura (página pessoal)
Facebook: https://www.facebook.com/andreventura2021 (página oficial de campanha)
Twitter: https://twitter.com/AndreCVentura (conta pessoal)
Instagram: https://www.instagram.com/andre_ventura_oficial/ (conta pessoal)
Marisa Matias
Facebook: https://www.facebook.com/MATIAS.Marisa (página pessoal)
Twitter: https://twitter.com/mmatias_ (conta pessoal)
Instagram: https://www.instagram.com/marisa_matias/ (conta pessoal)
João Ferreira
Facebook: https://www.facebook.com/265470557318917 (página pessoal)
Facebook: https://www.facebook.com/jferreira2021 (página oficial de campanha)
Twitter: https://twitter.com/joao_ferreira33 (conta pessoal)
Twitter: https://twitter.com/jferreira2021 (conta oficial de campanha)
Instagram: https://www.instagram.com/jferreira2021/ (conta oficial da campanha)
Tiago Mayan Gonçalves
Facebook: https://www.facebook.com/LiberalMayan (página oficial de campanha)
Twitter: https://twitter.com/LiberalMayan (conta oficial de campanha)
Instagram: https://www.instagram.com/liberalmayan/ (conta oficial de campanha)
Vitorino Silva (Tino de Rans)
Facebook: https://www.facebook.com/VitorinoSilvaRir/ (página pessoal)
Facebook: https://www.facebook.com/PortugalComTino2021/ (página oficial da campanha)
Twitter: https://twitter.com/_tinoderans_ (conta pessoal)
Instagram: https://www.instagram.com/tinoderansoficial (conta pessoal)
Para cada uma das candidaturas são recolhidos, analisados e apresentados os dados relativos a 3 redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
Os dados do Facebook são extraídos das páginas públicas dos candidatos usando o Crowdtangle, uma ferramenta que é propriedade do Facebook e que se liga à plataforma através da respetiva API pública. Esta ferramenta permite recolher todas as publicações de cada uma das páginas dos candidatos e analisar o respetivo desempenho em termos de número de publicações realizadas e quantidade de interações (reações – gosto, adoro, riso, surpresa, etc -, comentários e partilhas).
Os dados do Twitter são extraídos das contas públicas dos candidatos identificadas acima através de uma ferramenta chamada Brandwatch (uma evolução do Crimson Hexagon). Esta ferramenta liga-se à API pública do Twitter e permite recolher todas as publicações realizadas pelos candidatos e analisar o respetivo desempenho em termos de número de publicações realizadas (tweets), partilhas (retweets) e comentários (respostas), assim como o alcance estimado.
Os dados do Instagram são extraídos das contas públicas dos candidatos também através do Crowdtangle, que se liga à API pública do Instagram. Esta ferramenta permite recolher todas as publicações realizadas pelos candidatos e analisar o respetivo desempenho em termos de interações (gostos e comentários).
A segunda parte da análise realizada neste barómetro incide, não sobre aquilo que foi publicado pelos candidatos, mas sobre aquilo que foi publicado sobre eles pelos outros utilizadores de cada uma das redes sociais. Para recolher estes dados são usadas as mesmas ferramentas referidas anteriormente (Crowdtangle para o Facebook e o Instagram; Brandwatch para o Twitter). Para a recolha destes dados foi construída uma query que integra o nome pelo qual os candidatos são conhecidos: Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Gomes, André Ventura, Marisa Matias, João Ferreira, Tiago Mayan, Vitorino Silva e Tino de Rans. A query recolhe todas as publicações realizadas em cada uma das redes, no período de tempo selecionado, que se referiram ao nome de pelo menos um dos candidatos. Esta análise permite perceber que páginas de Facebook ou contas de Twitter publicaram mais abundantemente sobre os candidatos e quais tiveram mais impacto na respetiva rede (através das métricas referidas acima).
A recolha de dados que compõe este barómetro é realizada pelos investigadores José Moreno e Paulo Couraceiro e a respetiva análise é realizada por Gustavo Cardoso, José Moreno e Paulo Couraceiro. A restante equipa do MediaLab dedicada à análise das redes nesta eleição presidencial é constituída por Ana Pinto Martinho, Inês Narciso, Livino Neto, Miguel Crespo, Nuno Palma e Rita Sepúlveda.