Top10 artigos de opinião no Facebook
Semana de 8 a 14 de Junho 2020
Por Nuno Palma e Gustavo Cardoso
A semana de 8 a 14 de Junho apresenta três tipos de novidades na opinião, todas relacionadas com o artigo que lidera a tabela. A primeira, é a subida da SIC ao primeiro lugar das interacções com a opinião no Facebook. A segunda, é o tipo de temática, uma possível bancarrota. E a terceira, é o conteúdo, a crítica de um jornalista, José Gomes Ferreira, a todos os partidos e políticos por não colocarem o tema na agenda. O racismo, pela escrita de Sara Monteiro Gomes, Rui Tavares e Helena Matos e o debate sobre a pandemia entre vários autores, concentrada no Observador, completam o TOP 10 da opinião no Facebook em Portugal. Daniel Oliveira continua a liderar o Top das interacções no Facebook desde Dezembro de 2019 e o artigo com mais interações acumuladas continua a ser o “Visão Factual Epidemiológica” de Pedro Caetano.
Artigos com mais interacções no Facebook
Semana de 8 a 14 de Junho de 2020
Analisando a figura 1, percebemos que o artigo de José Gomes Ferreira sobre o futuro das contas públicas após a pandemia foi aquele que mais se destacou no Facebook, contabilizando mais interacções que o somatório de todos os outros artigos do top 10. A discussão sobre as medidas tomadas no âmbito do combate à epidemia do novo coronavírus volta a estar em destaque através das diferentes visões publicadas no Observador por vários autores ligados à área da saúde. O debate em torno do racismo volta a ser um dos temas de opinião mais partilhados no Facebook através dos artigos de Sara Monteiro Gomes, Rui Tavares e Helena Matos. O silêncio de Marcelo Rebelo de Sousa em relação à situação política do Brasil e a escola em tempos de pandemia foram outros dos temas abordados pelos artigos de opinião que mais destaque tiveram no Facebook no período analisado.
Conceitos mais frequentemente referidos
Semana de 8 a 14 de Junho de 2020
Conceitos com mais Interações
Semana de 8 a 14 de Junho de 2020
A figura 2 permite perceber que a Economia volta a ser o tema mais abordado pelos autores de opinião, sendo seguida por outros conceitos como Europa, Estados Unidos e racismo. Em termos de interacções geradas no Facebook, a relação entre a Economia e o Estado assume o principal destaque, situação claramente influenciada pelo elevado número de interacções geradas pelo artigo de José Gomes Ferreira sobre as contas públicas.
Entidades mais frequentemente referidas
Semana de 8 a 14 de Junho de 2020
Entidades com mais Interações
Semana de 8 a 14 de Junho de 2020
Analisando a figura 4, é possível perceber que Portugal foi a entidade mais referida pelos autores de opinião, seguida de Mário Centeno, Trump, George Floyd e Estados Unidos. A saída do ministro das finanças e a sua possível nomeação para o Banco de Portugal bem como a discussão sobre o racismo despoletada pelo caso George Floyd parecem assim ter sido os temas mais abordados pelos colunistas. Em termos de interacções geradas no Facebook, foram as principais figuras da política portuguesa, o estado e a administração pública que mais destaque obtiveram
Órgão de Origem da Opinião
Semana de 8 a 14 de Junho de 2020
A figura 6 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados. Nesta análise, a Sic Notícias aparece em primeiro lugar em termos de interacções geradas no Facebook, apesar do número de artigos muito inferior ao dos restantes media. O jornal Público destaca-se em termos de número de artigos publicados e número de autores.
Resultados Acumulados
Autores com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 14 de Junho 2020*
Artigos com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 14 de Junho 2020*
Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 14 de JUnho 2020*
* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março
Nota metodológica
Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 8 a 14 de Junho, tendo por base uma amostra de 457 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 11,263 artigos artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 14 de Junho de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.
O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.