Top10 artigos de opinião no Facebook
Semana de 6 a 12 de Abril 2020
Um jornalista (Pedro Ivo Carvalho), um político (José Soeiro) e uma Atriz (Sara Barros Leitão) estão no topo da atenção dos portugueses no Facebook. Esta semana os salários e os rendimentos, ou a falta deles, em tempos de crise nas profissões de maior risco, na cultura e nos trabalhadores, em geral, foram o tema do Top3 de opinião da semana. O segundo tema mais abordado foi Rui Pinto, ou melhor, hacking, futebol e as elites financeiras, da advocacia e empresariais – uma “velha” temática que ganhou tração devido à libertação de presos, nos quais se inclui Rui Pinto, devido à Pandemia.
Jornal de Notícias, Expresso e Público, é este o pódio da semana de opinião partilhada no Facebook em Portugal. De algum modo há um regresso da política à opinião e à partilha nas redes. Não se trata de uma oposição entre os que defendem a economia e outros a saúde, como tem sido retratada em muitas notícias, mas o regresso do protesto contra as desigualdades salariais e contrastes sociais, por vezes de cariz geográfico, que ganham mais visibilidade durante a pandemia em Portugal.
Na semana passada, que órgão de comunicação social ocupou mais o espaço público de opinião em Portugal? Para a pergunta há duas respostas possíveis. A primeira é o jornal Público, com mais artigos de opinião publicados (173) e mais interacções no Facebook (113 mil). A segunda resposta é que é o Jornal de Notícias, com metade das interacções (60 mil) mas com uma média quase três vezes maior (1635) por cada artigo de opinião publicado do que o Público (657).
O vencedor da opinião no Facebook dos últimos quatro meses é Daniel Oliveira, seguido de Henrique Raposo e de Bárbara Wong. O Top10 da atenção dada à opinião em Portugal no Facebook é, assim, dominado por mais homens (7) do que mulheres (3), pelo Expresso (4) e Público (4), pelas marcas do Grupo Impresa (5), por Jornalistas (5), advogados e políticos (3) e profissionais de saúde (1 médico e 1 enfermeira). Mas, em quatro meses, a saúde (COVID19 e Eutanásia) tudo dominou em termos de interesse (9 em 10) e apenas Rui Pinto, pela mão de Marques Mendes, quebrou a hegemonia temática.
Artigos com mais interacções no Facebook
6 a 12 de Abril 2020
Na figura figura 1 é possível observar que, em mais uma semana dominada pela epidemia do novo coronavírus, a questão das desigualdades salariais ocupa o topo da tabela juntamente com o Ministério da Cultura e o modelo de apoio aos artistas em tempo de pandemia. De entre os diferentes artigos com mais interacções no facebook na semana em análise, destacam-se ainda os artigos de Miguel Sousa Tavares e Jorge Coelho por serem os únicos artigos cujo foco principal não é o surto de Covid-19, mas sim o caso Rui Pinto e a sua libertação ao abrigo de um acordo de colaboração com a justiça. Numa altura em que o governo tem sido alvo de críticas por parte de alguns autarcas, importa também destacar o artigo de Manuel Molinos sobre as desigualdades geográficas na distribuição de recursos médicos.
Conceitos mais frequentemente referidos
6 a 12 de Abril 2020
Conceitos com mais Interações
Semana de 6 a 12 de Abril 2020
Analisando a figura 2, apercebemo-nos que a economia foi o tema mais abordado pelos autores dos artigos opinião, seguindo-se as questões relacionadas com o coronavírus, União Europeia e Estados Unidos. Por sua vez, a figura 3 permite-nos compreender que, embora a economia apareça novamente em destaque, os conceitos que mais interações registaram apresentam algumas diferenças em relação aos conceitos mais vezes abordados. Nomeadamente, as questões dos trabalhadores e profissionais de saúde assumem um destaque relevante no que toca à hierarquia das interações, tal como observado na figura 1.
Entidades mais frequentemente referidas
Semana de 6 a 12 de Abril 2020
Entidades com mais Interações
Semana de 6 a 12 de Abril 2020
As figuras 4 e 5, demonstram que, embora a Covid-19 seja, a entidade mais referida nos artigos de opinião analisados, foram os artigos sobre as condições laborais dos profissionais de saúde aqueles que mais interações geraram.
Órgão de Origem da Opinião
Semana de 6 a 12 de Abril 2020
A figura 6 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários órgãos de comunicação social analisados. Nesta análise, o jornal Público aparece destacado em todos os critérios de análise: número de artigos, número de autores e interações. De salientar, igualmente, que o Jornal de Notícias, embora com menos artigos publicados, aparece na segunda posição apresentando a maior taxa média de interações por artigo. O baixo número de interações registado nos artigos do Correio da Manhã poderá ser explicado pelo facto de, no website deste jornal, os artigos de opinião serem conteúdo de acesso exclusivo a assinantes.
Resultados Acumulados
Autores com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 a 12 de Abril 2020*
Artigos com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 a 12 de Abril 2020*
Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião
1 de Dezembro 2019 a 12 de Abril 2020*
* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março
Nota metodológica
Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 6 a 12 de Abril, tendo por base uma amostra de 548 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 6,694 artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 12 de abril de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.
O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.
Correção (2020-04-20): Foi adicionado o quarto parágrafo do texto original que, por lapso de transcrição, correspondia antes a uma duplicação do parágrafo anterior.