Barómetro: Opinião no Facebook entre 4 e 10 de Maio de 2020

Top10 artigos de opinião no Facebook

Semana de 4 a 10 de Maio 2020

Por Nuno Palma e Gustavo Cardoso

 

E de repente o Brasil ganhou o espaço de opinião em Portugal. Os artigos de opinião de Miguel Sousa Tavares e Mariana Mortágua sobre Bolsonaro no contexto da pandemia de Covid19 tomaram de assalto o pódio das interacções no Facebook. Na semana de 4 a 10 de Maio também o Bloco de Esquerda ocupou um espaço pouco habitual na atenção dos portugueses com dois artigos de opinião no top 5. A semana foi também mais equilibrada com 4 artigos assinados por mulheres e os restantes 6 por homens. Por sua vez, tematicamente a semana escrita foi da CGTP, da Europa, dos Estados Unidos, China, Brasil, Covid19 e Professores.
Sobre a origem da opinião no Facebook, o jornal Público continua a dominar sendo precisa a soma dos cinco órgãos de comunicação social nas posições seguintes para superar o número de interações próprias na rede social.
Daniel Oliveira continua a ser o autor com mais interações no Facebook estando Pedro Caetano a cerca de 100 mil interações de distância.

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Semana de 4 a 10 de Maio de 2020

Figura 1: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período entre 4 a 10 de Maio 2020

 

Analisando a figura 1, percebemos que a governação do presidente brasileiro Jair Bolsonaro em tempo de pandemia foi o tema que mais interacções obteve no Facebook, através da opinião de Miguel Sousa Tavares e Mariana Mortágua. Miguel Sousa Tavares, além de ser o autor do artigo que lidera a tabela, distingue-se ainda como sendo o único autor com duas entradas no top 10. Tal como nas semanas anteriores, os professores e o ensino à distância voltam a estar em destaque, desta vez através da carta aberta aos professores de José Matias Alves. As declarações de André Ventura e a resposta de Quaresma, a transferência de 850 milhões para o Novo Banco e realização (ou não) da Festa do Avante são outros dos temas que mais interacções geraram. Importa ainda assinalar a presença de um artigo de opinião de uma ministra em funções, Ana Mendes Godinho, entre os que mais interacções geraram no período analisado.

 

Conceitos mais frequentemente referidos

Semana de 4 a 10 de Maio de 2020

Figura 2 conceitos mais frequentes, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 4 a 10 de Maio de 2020.

 

Conceitos com mais Interações

Semana de 4 a 10 de Maio de 2020

Figura 3: conceitos com mais interacções, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 4 a 10 de Maio 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

As figuras 2 e 3 mostram que a Economia foi não só o tema mais presente nos artigos de opinião publicados, mas também o tema que mais interacções gerou no Facebook. Embora a análise da figura 1 possa não transparecer esta realidade, a análise global dos 543 artigos recolhidos permite perceber a centralidade deste tema. Importa ainda assinalar a Europa enquanto um dos temas sobre o qual mais se escreveu e que mais interacções gerou no Facebook.

 

Entidades mais frequentemente referidas

Semana de 4 a 10 de Maio de 2020

Figura 4: entidades mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 4 a 10 de Maio de 2020.

 

Entidades com mais Interações

Semana de 4 a 10 de Maio de 2020

Figura 5: entidades extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 4 a 10 de Maio 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

As figuras 4 mostra que, em tempo de pandemia, Portugal. Europa e Covid-19 foram as entidades mais presentes nos artigos de opinião analisados. A CGTP e o PCP, ainda a propósito das comemorações do 1ª de Maio, encontram-se também entre as entidades mais referidas nos artigos de opinião desta semana. No que diz respeito às interacções, através da figura 5 é possível perceber que foram os artigos com referência aos professores que mais se destacaram no Facebook. Também Bolsonaro e o Novo Banco assumem um destaque no plano das interacções que não é visível na figura 4.

 

Órgão de Origem da Opinião

Semana de 4 a 10 de Maio de 2020

Figura 6: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período de 4 a 10 de Maio 2020.

 

A figura 6 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados. Nesta análise, o jornal Público aparece destacado em todos os critérios de análise: número de artigos, número de autores, interações. A TVI 24, embora tenha publicado apenas 6 artigos de opinião no seu website, destaca-se pelo número de interacções médias alcançado.

 

[hr]

Resultados Acumulados

Autores com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 10 de Maio 2020*

Figura 7: Autores cujos artigos publicados contabilizaram mais interacções no Facebook no período entre 1 de Dezembro de 2019 e 10 de Maio 2020

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 10 de Maio 2020*

Figura 8: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período entre 1 de Dezembro 2019 e 10 de Maio 2020

 

Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 10 de Maio 2020*

Figura 9: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período entre 1 de Dezembro 2019 e 10 de Maio 2020

 

* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março

 

[hr]

Nota metodológica

Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 4 a 10 de Maio, tendo por base uma amostra de 510 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 8,316 artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 3 de Maio de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.

O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *