Top10 artigos de opinião no Facebook
Semana de 25 a 31 de Maio 2020
Por Nuno Palma e Gustavo Cardoso
Os enfermeiros, enquanto profissão, e a pandemia e os seus efeitos na economia e na saúde foram as temáticas líder da semana. Rui Gualdino Cardoso, no Público, e Margarida Abreu, no Observador, lideraram as interações no Facebook da opinião publicada na comunicação social. Os arquitetos, os jornalistas e os políticos com experiência parlamentar foram as profissões mais presentes no Top 10. A pandemia continuou a ser um tema transversal, em particular na dimensão económica, mas o tema mais vezes abordado no TOP 5 da opinião publicada no Facebook foi o arquitecto Gonçalo Ribeiro Teles. Os textos a propósito do seu aniversário de 98 anos, ganharam atenção redobrada dada a simultaneidade do anúncio errado do seu falecimento.
No TOP de autores dos últimos seis meses a novidade é a subida de cinco posições, até à quarta posição, para Rui Gualdino Cardoso. Já as lideranças no acumulado de interacções continuam inalteradas nos TOP de autores, liderado por Daniel Oliveira, e nos TOP de artigos, liderado por Pedro Caetano. Por sua vez, as marcas Público, Observador e Expresso continuam a liderar as interações no Facebook em Portugal.
Artigos com mais interacções no Facebook
Semana de 25 a 31 de Maio de 2020
Analisando a figura 1, percebemos que, numa altura em que a fase mais crítica da epidemia de Covid-19 parece ter sido ultrapassada, as condições laborais dos enfermeiros, através de Rui Gualdino Cardoso, voltam a estar em destaque ocupando o primeiro lugar da tabela. A discussão em torno da adequação e da proporcionalidade das medidas adoptadas no combate à pandemia do novo coronavírus é o tema do segundo artigo que mais interacções gerou no Facebook, sendo também o foco do artigo de Henrique Raposo que ocupa a sexta posição. Na semana em que completou 98 anos, Gonçalo Ribeiro Telles assumiu destaque entre os artigos de opinião no Facebook através de Fernando Santos Pessoa e Helena Roseta. O turismo, a gestão dos recursos do estado e o ensino em tempo de pandemia foram outros dos temas que mais se destacaram na semana analisada. O caso da morte de George Floyd está presente em apenas um dos artigos do top 10, embora, dado o período desta análise terminar no dia deste acontecimento, seja previsível que assuma maior destaque na semana seguinte.
Conceitos mais frequentemente referidos
Semana de 25 a 31 de Maio de 2020
Conceitos com mais Interações
Semana de 25 a 31 de Maio de 2020
Analisando as figuras 2 e 3, verificamos que a Economia foi novamente o tema mais presente nos artigos de opinião e também aquele que mais interacções gerou no Facebook. Democracia, Europa e Estados Unidos estão também entre os temas mais focados pelos autores de opinião enquanto as questões laborais e de saúde destacaram-se no que toca ao número de interacções geradas.
Entidades mais frequentemente referidas
Semana de 25 a 31 de Maio de 2020
Entidades com mais Interações
Semana de 25 a 31 de Maio de 2020
Através da análise da figura 4, é possível perceber que a Covid-19 e Portugal foram as entidades mais referidas nos artigos de opinião da semana analisada, seguidas de Europa, Estados Unidos e TAP. No que toca às interacções no Facebook, foram os enfermeiros, através do artigo Rui Gualdino Cardoso, a entidade que assumiu maior destaque.
Órgão de Origem da Opinião
Semana de 25 a 31 de Maio de 2020
A figura 6 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados. Nesta análise, o jornal Público aparece destacado em todos os critérios de análise: número de artigos, número de autores e interações. A TVI24, apenas com 3 artigos publicados, destaca-se pelo elevado número de interacções médias por artigo. O baixo número de interacções registado nos artigos do Correio da Manhã poderá ser explicado pelo facto de, no website deste jornal, os artigos de opinião serem conteúdo de acesso exclusivo a assinantes.
Resultados Acumulados
Autores com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 31 de Maio 2020*
Artigos com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 31 de Maio 2020*
Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 31 de Maio 2020*
* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março
Nota metodológica
Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 25 a 31 de Maio, tendo por base uma amostra de 465 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 9,865 artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 31 de Maio de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.
O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.