Top10 artigos de opinião no Facebook
Semana de 11 a 17 de Maio 2020
Por Nuno Palma e Gustavo Cardoso
Dois meses mais tarde passámos do “feche o país senhor Primeiro Ministro” para o “Eu vou à praia”. O texto de Vanda Guerra publicado no Observador foi o que obteve mais interações no Facebook esta semana. Há dois meses atrás a opinião mais partilhada era sobre a necessidade do fecho do país, dois meses mais tarde passámos para a ida à praia, numa constatação de que a política está centrada no (des)confinamento. Esta semana também teve outras mudanças de ventos. A opinião publicada no Observador aproximou-se muito dos valores de interações no Facebook obtidos pelos artigos do Público. Mas, se algo tem que mudar para que nada mude, então o que não muda é mesmo o acumulado de interacções. Pois, desde Dezembro de 2019 que os autores mais regulares continuam a dominar o pódio e o Expresso domina as interacções no Facebook com Daniel Oliveira, Henrique Raposo e Miguel Sousa Tavares em três dos cinco primeiros lugares.
Artigos com mais interacções no Facebook
Semana de 11 a 17 de Maio de 2020
Analisando a figura 1, percebemos que os artigos relacionados com o desconfinamento foram os que mais interacções geraram no Facebook no período analisado. Se em Março, aquando da confirmação dos primeiros casos de coronavírus em Portugal, eram os artigos de opinião favoráveis a medidas de confinamento que lideravam o top de interacções no Facebook, esta semana foram os artigos favoráveis ao alívio das restrições impostas durante os últimos meses que mais destaque obtiveram. A posição ocupada pelos artigos de Vanda Guerra, Tiago Tribolet de Abreu e Margarida Abreu parecem traduzir uma alteração no tipo de discurso sobre a pandemia que mais interacções gera no Facebook. O caso do homicídio de Valentina mereceu também destaque através dos artigos de Rute Agulhas e Daniel Oliveira que foram o 5º e 6º artigos de opinião com mais interacções no Facebook. O novo problema ambiental das máscaras e luvas descartáveis por Armando Abrunhosa Alvese a reabertura das creches por Diogo Agostinho foram outros dos temas que, ainda dentro da temática covid-19, foram abordados pelos artigos no top 10. Após várias semanas em que o tema da actual pandemia dominou quase por completo a lista de artigos com mais interacções no Facebook, a presença dos artigos de Paulo de Morais e Francisco Lopes Matias no top 10 parece indicar a reabertura do espaço mediático a outros temas.
Conceitos mais frequentemente referidos
Semana de 11 a 17 de Maio de 2020
Conceitos com mais Interações
Semana de 11 a 17 de Maio de 2020
As figuras 2 e 3 permitem perceber que, tal como em semanas anteriores, a Economia foi o conceito mais presente nos artigos de opinião e também aquele que mais interacções gerou no Facebook. Europa e Estados Unidos assumiram destaque entre os conceitos mais referidos enquanto que em termos de interacções foi o conceito de doença aparece como o segundo mais destacado.
Entidades mais frequentemente referidas
Semana de 11 a 17 de Maio de 2020
Entidades com mais Interações
Semana de 11 a 17 de Maio de 2020
Através da análise da figura 4, percebemos que Mário Centeno e o Novo Banco foram as entidades que estiveram no centro das atenções dos artigos de opinião desta semana. No que toca às entidades mais referidas, o caso da transferência de 850 milhões de euros do Estado para o Novo Banco deixou deixado em segundo plano entidades como DGS e Covid-19. No que toca às interacções, 1ª de Maio e Itália foram as entidades com maior destaque dada a sua relevância nos artigos de Vanda Guerra e Tiago Tribolet de Abreu.
Órgão de Origem da Opinião
Semana de 11 a 17 de Maio de 2020
A figura 7 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados. Nesta análise, o jornal Público aparece destacado em todos os critérios de análise: número de artigos, número de autores e interações. De salientar, igualmente, que o Observador apresenta uma taxa média de interacções muito superior a aos outros media analisados. O baixo número de interacções registado nos artigos do Correio da Manhã poderá ser explicado pelo facto de, no website deste jornal, os artigos de opinião serem conteúdo de acesso exclusivo a assinantes.
Resultados Acumulados
Autores com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 17 de Maio 2020*
Artigos com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 17 de Maio 2020*
Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 17 de Maio 2020*
* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março
Nota metodológica
Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 4 a 17 de Maio, tendo por base uma amostra de 507 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 9,381 artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 17 de Maio de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.
O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.