Barómetro MediaLab-Priberam: outubro de 2022

Que acontecimentos foram mais noticiados em outubro e que 'histórias' foram mais influentes? O futebol foi alvo de grande atenção mediática enquanto que, na Ucrânia, alvos civis foram bombardeados na resposta russa ao atentado na ponte Kerch e, no outro lado do Mundo, Lula da Silva derrotou Jair Bolsonaro.

Neste relatório do Barómetro MediaLab-Priberam, foram considerados 17578 artigos, de 30 órgãos de comunicação social online, a partir de um total de, aproximadamente, 216 528 artigos publicados em mais de 160 fontes de informação.

A recolha de dados é executada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

O Barómetro de Notícias analisa, nestes relatórios mensais, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público na comunicação social.

Fotografia de destaque: Pessoas abrigadas numa estação de metro em Kiev, Ucrânia, 31/10/2022 (EPA/ANDRII NESTERENKO/LUSA)