Barómetro MediaLab-Priberam: novembro de 2022

Que acontecimentos foram mais noticiados em novembro? E quais as 'histórias' mais influentes na narrativa noticiosa? Cristiano Ronaldo foi ‘história’ e protagonista no mês dominado pelo início do Campeonato do Mundo de Futebol. Em segundo plano, ficaram problemas da atualidade - guerra na Ucrânia, demissões no governo, protestos na China, repressão dos protestos no Irão, desrespeito pelos Direitos Humanos.

Neste relatório do Barómetro MediaLab-Priberam, foram considerados 16742 artigos, de 37 órgãos de comunicação social online, a partir de um total de, aproximadamente, 228 mil artigos publicados em mais de 160 fontes de informação.

A recolha de dados é executada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

O Barómetro de Notícias analisa, nestes relatórios mensais, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público na comunicação social.

Fotografia de destaque: Cristiano Ronaldo e colegas entram em campo para o jogo entre Portugal e Gana, Qatar, 24/11/2022 (EPA/Rolex dela Pena/LUSA)