Barómetro MediaLab-Priberam: março de 2023

Em março, as competições europeias regressaram e o futebol manteve-se rei absoluto da cobertura desportiva. A política regressou ao primeiro plano e o resultado do trabalho da Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais na Igreja Católica teve cobertura noticiosa considerável.

Neste relatório foram considerados 18423 artigos publicados em 113 órgãos de comunicação social online, a partir de um total de, aproximadamente, 225 mil artigos publicados online.

A recolha de dados é executada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

O Barómetro MediaLab-Priberam identifica, todos os meses, as 'histórias' mais influentes na narrativa noticiosa, a partir do vertiginoso ciclo de produção jornalística online. A classificação sistemática dos temas noticiosos mais expostos nos órgãos de comunicação social tem como objetivo identificar a tematização do debate público, com impacto na formação da opinião pública.

Fotografia de destaque: António Costa durante apresentação do programa “Mais Habitação”, Lisboa, 18/03/2023 (MIGUEL A. LOPES/LUSA).