Síntese
O Barómetro de Notícias analisa, periodicamente, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público através da comunicação social.
A noção de grande ‘história’ mediática provém do termo anglo-saxónico “top story”. Pode ser mais facilmente identificável quando se trata de um acontecimento imprevisto que se impõe pela sua natureza disruptiva e valor-notícia associado, mas também pode ser um assunto ou problema público que os media mantêm na agenda durante algum tempo.
A opção pela comunicação social online prende-se com a importância crescente e forma de circulação das notícias online, que corresponde a mudanças nas práticas jornalísticas – maior diversidade de plataformas, conteúdos, estilo e formas de destaque – e nos hábitos de consumo, também eles em mudança e que passam, em boa medida, pela circulação de notícias publicadas em plataformas online, sejam elas redes sociais ou aplicações ‘mobile’.
Como construímos o barómetro
Todo o trabalho de análise é feito sobre os dados fornecidos pela plataforma Monitio. O sistema, desenvolvido pela Priberam, permite agregar artigos noticiosos em ‘histórias mediáticas’ (no sentido anglo-saxónico, conforme referido anteriormente) agrupadas em clusters. Este processo tem a dificuldade adicional de exigir a análise automática, completamente online e escalável de um fluxo ininterrupto de dados em contínua atualização. Este método implica a capacidade de autocorreção de decisões passadas de uma forma eficiente por forma a manter a coerência dos clusters.
A plataforma capta, de forma dinâmica, todas as publicações noticiosas disponíveis em mais de mil entidades (fontes de informação). A partir da organização automática, pelo algoritmo, das 50 ‘histórias’ mais significativas, agrupadas em clusters, procede-se a uma validação e análise semântica no MediaLab do CIES-Iscte, com recurso a técnicas tradicionais de análise de conteúdo.
Para o relatório final, publicado mensalmente, considera-se o conjunto de fontes que correspondem a órgãos de comunicação social generalista (publicações periódicas com periodicidade diária) de âmbito nacional e regional. Esta seleção das fontes é testada e efetivada através de um filtro aplicado após a recolha dos dados no Monitio. A esta lista são adicionados dois órgãos de comunicação social especializados, um económico e um desportivo, filtrados com base no número de publicações registadas, pela plataforma, no mês em análise.
Em 2023 a amostra mensal tem uma dimensão pré-determinada de 113 órgãos de comunicação social (a amostra de 2022 rondava 18 fontes de informação), podendo haver lugar a atualização no decorrer do ano. Sempre que se proceder a uma alteração pontual na amostra é feita uma referência na secção de metodologia no relatório correspondente.
As publicações periódicas qu compõem a amostra em 2023 são as seguintes: A Nação, A Voz de Trás-os-Montes, A Voz do Algarve, AçoresExpresso, Açoriano Oriental, ADN-Agência de Notícias, Algarve Marafado, Almadense, Alto Minho TV, Amarante Magazine, Anoticia.pt, Antena Minho, AzoresAcores 9ilhas, Bairrada Informação, Beira News, Braga TV, Cascais24, Central Notícias, Centro TV, CMTV, CNN Portugal, Correio da Beira Serra, Correio da Manhã, Correio do Minho, Correio do Ribatejo, Correio dos Açores, Diário As Beiras, Diário de Aveiro, Diário de Coimbra, Diário de Leiria, Diário de Notícias, Diário de Notícias da Madeira, Diário de Santo Tirso, Diário de Trás-os-Montes, Diário de Viseu, Diário do Distrito, Diário do Minho, Diário Online Região Sul, Digital de Vizela, Entroncamento Online, Expresso, Expresso de Amarante, Famalicão Canal TV, Figueira na Hora, FOZ – Guadiana Digital, Frontal, Funchal Notícias, Global News Portugal, Guimarães Agora, Info-Fajãs, JM Madeira, Jornal Açores 9, Jornal da Maia, Jornal de Mafra, Jornal de Notícias, Jornal Digital, Jornal digital-a-ilha, Jornal do Algarve, Jornal Económico, Jornal I, Jornal Mundo Atual, Jornal Online, Jornal Renovação, Jornal SOL, Jornal Tornado, Jornal Vilaverdense, Lidador Notícias, Linha da Notícia, Mais Algarve, Mais Guimarães, Mais, Ribatejo, Medio Tejo, Mira Online, Multinews, Notícias ao Minuto, Notícias da Sorraia, Notícias de Aveiro, Notícias de Castelo de Vide, Notícias de Coimbra, Notícias de Leiria, Notícias do Nordeste, Notícias Maia, Notícias Online, O Minho, O Notícias da Trofa, O Primeiro de Janeiro, O, Setubalense, Observador, Odigital.pt, Oeiras Digital, Ovarnews, Paivense, Penacova Actual, Porto Canal, Press Minho, PressNET, Público, Rádio Cova da Beira, Rádio Elvas, Rádio Renascença, Record, RTP, Sábado, SIC Notícias, Sintra Notícias, Sul Informação, Sul Informação Alentejo, TâmegaSousa, Tribuna Alentejo, TSF, TVI24, Verdadeiro Olhar, Visão.
O barómetro tem como objetivo secundário registar a variação em percentagem e longevidade das histórias noticiosas mais relevantes, ao longo dos meses. Os dados quantitativos fornecidos pelo algoritmo, apesar de constituirem um indicador muito importante, não devem ser considerados como valores definitivos, dada a natureza dinâmica do universo em análise, nomeadamente a impossibilidade de captar a totalidade dos conteúdos publicados, com um grau de certeza absoluta. Desta forma, o barómetro privilegia frequências relativas e variações em percentagem no processo de análise e apresentação dos dados.
Quem somos
O barómetro de notícias é fruto de uma parceria entre o MediaLab CIES-Iscte e a Priberam.
O MediaLab é uma unidade integrada no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-Iscte). Na sua atividade, desenvolve e apoia projetos em fase de recolha ou tratamento de dados, que estejam relacionados com Estudos dos novos media (Internet e redes sociais), produção de conteúdos multimédia, estudos dos media ditos tradicionais (rádio, televisão e imprensa).
A Priberam é líder mundial na oferta de processamento de linguagem natural e tecnologias de pesquisa para a língua portuguesa e líder de mercado em sistemas de gestão do conhecimento jurídico em Portugal. Equipas multidisciplinares de engenheiros de software, linguistas e advogados, entre outros, desenvolvem o portfólio de produtos e serviços da empresa que são usados por milhões de pessoas em todo o mundo.
Bibliografia essencial sobre o algoritmo Monitio
Rúben Cardoso, Zita Marinho, Afonso Mendes and Sebastião Miranda. 2021. Priberam at MESINESP Multi-label Classification of Medical Texts Task, CLEF.
Rúben Cardoso, Afonso Mendes and André Lamurias. 2020. Priberam Labs at the NTCIR-15 SHINRA2020-ML: Classification Task, Proceedings of the 15th NTCIR Conference on Evaluation of Information Access Technologies, December 8-11,Tokyo Japan.
Afonso Mendes, Shashi Narayan, Sebastião Miranda, Zita Marinho, André F. T. Martins and Shay B. Cohen. 2019. Jointly Extracting and Compressing Documents with Summary State Representations, Annual Conference of the North American Chapter of the Association for Computational Linguistics (NAACL), Minneapolis, USA
Zita Marinho, Afonso Mendes, Sebastião Miranda and David Nogueira. 2019. Hierarchical Nested Named Entity Recognition, The 2nd Clinical Natural Language Processing Workshop (within NAACL 2019), Minneapolis, USA
Sebastião Miranda, Arturs Znotins, Shay B. Cohen and Guntis Barzdins. 2018. Multilingual Clustering of Streaming News. Proceedings of the 2018 Conference on Empirical Methods in Natural Language Processing (EMNLP), Brussels, Belgium.
Toda a bibliografia relevante na página de publicações Priberam Labs.
Bibliografia relevante sobre o Barómetro de Notícias
Livino Neto, Gustavo Cardoso, Décio Telo. 2021. A montra jornalística na estação pandémica: análise das capas do Correio da Manhã, Jornal de Notíciías e Público. Lisboa: Observatorio (OBS*) Journal. Special issue, pp. 24-44.
Paulo Couraceiro, Miguel Paisana, José Moreno, Décio Telo, Ana Pinto-Martinho, Gustavo Cardoso. 2018. Estado das Notícias 2018. Lisboa. MediaLab e OberCom.
Ana Pinto-Martinho, Gustavo Cardoso, Décio Telo. 2017. Barómetro de Notícias ISCTE-IUL: 4 anos de análise ao destaque noticioso em Portugal. Lisboa. Comunicação no 4.º Congresso dos Jornalistas.
Gustavo Cardoso, Susana Santos, Décio Telo (Orgs.). 2016. Jornalismo em tempo de crise. Lisboa. Mundos Sociais.
António Manuel Pinheiro Santos, Imprensa como indicador: a representação dos temas económicos nos media portugueses. 2016. Lisboa: ISCTE-IUL. Dissertação de mestrado.
Décio Telo. 2014. A problemática do acontecimento na produção jornalística: uma análise a partir das notícias sobre a ‘crise no PS’. Lisboa: ISCTE-IUL. Dissertação de mestrado.
Susana Costa Santos, Carlota Pina Bicho. 2016. Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes, Lisboa: SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, n.º 81. pp. 189-210.
Licença de utilização
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
NOTA: Esta secção foi atualizada em 14/04/2023 para refletir as alterações metodológicas introduzidas na edição 2023, nomeadamente o aumento da amostra,