O chumbo do Orçamento do Estado (OE2022) na Assembleia da República (AR) dominou a atenção na comunicação social online e faz com que, pela primeira vez este ano, a situação pandémica não seja o tema dominante do mês.
Por Décio Telo, Ana Pinto Martinho e Livino Neto
A versão integral deste relatório está disponível em PDF.
As ‘histórias’ que marcaram as notícias online
Do Orçamento do Estado à dissolução do Parlamento, a política nacional é o tema mais noticiado
Outubro de 2021 tem grande potencial para ficar registado na história pela reprovação, na generalidade, do OE 2022 – pela primeira vez na história da democracia – e pela dissolução do Parlamento por iniciativa presidencial.
O ‘chumbo’ na Assembleia da República ofuscou o debate público sobre as medidas do Orçamento do Estado
A cobertura noticiosa do Orçamento do Estado (OE) começou o mês conforme previsto na agenda noticiosa, com notícias relacionadas com o protocolo e negociações habituais (“Governo apresenta proposta de Orçamento do Estado para 2022”, rtp.pt, 12/10/2021) mas rapidamente foi dominada pela ameaça e confirmação da reprovação na Assembleia da República (“Orçamento do Estado para 2022 chumbado no Parlamento”, cmjornal.pt, 25/10/2021).
Desporto no feminino
O algoritmo da plataforma Priberam identificou um cluster de notícias relacionadas com desporto feminino. O facto é merecedor de destaque, ainda mais tratando-se de um resultado a partir de uma amostra de sites de notícias generalistas (ou seja, não inclui órgãos de comunicação social ‘desportivos’). A notícia mais representativa deste cluster foi sobre a conquista da medalha de bronze no campeonato europeu de ténis de mesa (“Portugal conquista bronze no Europeu feminino”, rr.sapo.pt, 02/10/2021) mas houve também destaque para o andebol (“Seleção portuguesa de andebol feminino perde na Hungria 34-24 rumo ao Euro2022”, observador.pt, 6/10/2021) e, obviamente, para o futebol (“Seleção lusa de futebol feminino sub-17 vence Eslováquia em jogo de preparação”, cmjornal.pt, 5/10/2021).
Clusters de notícias com maior destaque online
O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 42 clusters que mais se destacaram em outubro de 2021. Estes, resultam de um trabalho de análise e reagrupamento semântico realizado num conjunto mais alargado, de 50 clusters, identificados pelo algoritmo da plataforma Priberam. Esta operação de reagrupamento é realizada com recurso a metodologias de análise de conteúdo. Deste trabalho resulta que a quantidade final de clusters no relatório final é sempre igual ou inferior ao ‘top 50’ gerado pelo algoritmo.
Apesar da elevada precisão dos clusters classificados automaticamente pelo algoritmo (cf. Miranda et al, 2018), alguns deles podem apresentar características polissémicas, por diversos motivos, tornando difícil a tomada de decisão final quanto à inclusão num determinado cluster, pelo que a opção metodológica que nos parece mais adequada é considerar, apenas, os clusters que demonstram homogeneidade do ponto de vista do assunto identificado, acontecimento ou ‘história’ relatada.
Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.
A narrativa da pandemia nas notícias
A cobertura noticiosa da pandemia tem vindo a perder peso nas agendas das redações, um pouco por todo o mundo. A análise do barómetro ilustra a redução sistemática de temas e assuntos destacados na comunicação social.
Em outubro, o algoritmo identificou 6 tópicos relacionados com a pandemia, aproximadamente metade dos que tinha identificado no mês anterior. A cobertura está, agora, praticamente reduzida a dois grandes focos de atenção: o processo de vacinação e a situação epidemiológica em Portugal e no Mundo. No primeiro caso, o artigo “Covid-19: R(t) chega a 1 e incidência também sobe, em dia com sete mortes e 766 infetados em Portugal” (expresso.pt, 15/10/2021) foi o mais representativo do conjunto de notícias sobre a situação epidemiológica. No caso da vacinação, o artigo com o título “Vacinação simultânea contra a gripe e covid-19. Marta Temido garante que «eficácia e segurança permanecem idênticas»” (expresso.pt, 18/10/2021) surge como referência do cluster sobre vacinação simultânea contra a gripe e Covid-19.
Descrição da amostra
No mês de setembro foram considerados 10.357 artigos, de 18 fontes de informação jornalística[1] para a realização deste relatório, selecionadas a partir de um universo de mais de 160 entidades (aproximadamente 243.044 artigos).
A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.
Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.
A versão integral deste relatório está disponível em PDF.
Licença de utilização
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
[1] CMTV, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Jornal SOL, Multinews, Notícias ao Minuto, NOVO, Observador, Público, Rádio Renascença, RTP, SIC Notícias, TSF, TVI24, Visão.