Barómetro de Opinião no Facebook – Semana de 30 de Março a 5 de Abril 2020

Top10 Artigos de opinião no Facebook

Semana de 30 de Março a 5 de Abril 2020

 

Esta foi mais uma semana de Opinião dominada pelo Coronavírus, com a Economia e a União Europeia em destaque. Apenas Mamadou Ba, a propósito do fim do SEF, conseguiu quebrar a unanimidade em torno do Covid19 nos temas de opinião. Por sua vez, a personalidade referida que gerou maior atenção por parte dos leitores dos artigos de opinião foi o General Ramalho Eanes, a propósito das suas declarações sobre a família e a morte a propósito do Coronavírus.

Nesta semana o Top10 de artigos de opinião no Facebook em Portugal, embora tendo em primeiro lugar um autor que publica no jornal Expresso (Henrique Raposo), foi liderado pelo jornal Público com seis autores em dez. Foi, igualmente, uma semana com um enorme viés de género, onde apenas surgem duas cronistas mulheres face a oito autores homens. Embora, profissionalmente, os mais representados sejam os jornalistas esta semana apresenta uma novidade com um músico (Pedro Abrunhosa) e um escritor (Valter Hugo Mãe) o qual liderou com o artigo “Ao Contrário de Ramalho Eanes”, publicado no JN, os artigos de opinião no Facebook.

 

Autores com mais interacções no Facebook

Semana de 30 de Março a 5 de Abril 2020

Figura 1: Autores cujos artigos publicados contabilizaram mais interacções no Facebook no período entre 30 de Março a 5 de Abril 2020.

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Semana de 30 de Março a 5 de Abril 2020

Figura 2: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período entre 30 de Março a 5 de Abril 2020.

 

Analisando a figura 2 apercebemo-nos que, com excepção de apenas um caso, todos os restantes artigos de opinião focam questões relacionadas com a epidemia do novo coronavírus. O topo da tabela é ocupado por artigos que abordam os problemas dos cidadãos mais idosos em tempo de pandemia, dois deles motivados pelas declarações do ex-Presidente da República Ramalho Eanes feitas numa entrevista à RTP. De entre os diferentes artigos com mais interacções no facebook na semana em análise, destaca-se ainda o artigo de Mamadou Ba por ser o único artigo que não está relacionado com o actual surto epidémico, focando o caso da detenção de elementos do SEF por indícios de homicídio de um cidadão estrangeiro no aeroporto de Lisboa.

 

Conceitos mais frequentemente referidos

Semana de 30 de Março a 5 de Abril 2020

Figura 3: conceitos mais frequentes, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período entre 30 de Março e 5 de Abril 2020.

 

Conceitos com mais Interacções

Semana de 30 de Março a 5 de Abril 2020

Figura 4: conceitos com mais interacções, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período entre 30 de Março de 5 de Abril 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook

 

Analisando a figura 3, apercebemo-nos que a economia foi o tema mais abordado pelos autores dos artigos opinião, seguindo-se as questões relacionadas com o coronavírus e a União Europeia. Os Estados Unidos foram igualmente alvo da atenção dos diferentes cronistas, muito provavelmente devido aos desenvolvimentos da epidemia de Covid19 registados no país. Por sua vez, a figura 4 permite-nos compreender que, embora a economia apareça novamente em destaque, os conceitos que mais interacções registaram apresentam algumas diferenças em relação aos conceitos mais vezes abordados. Nomeadamente, as reflexões sobre a morte e a família assumem um destaque relevante no que toca à hierarquia das interacções.

 

Entidades mais frequentemente referidas

Semana de 30 de Março a 5 de Abril 2020

Figura 5: entidades mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período entre 30 de Março e 5 de Abril 2020.

 

 

Entidades com mais Interacções

Semana de 30 de Março a 5 de Abril 2020

Figura 6: entidades extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período entre 30 de Março e de 5 de Abril 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

As figuras 5 e 6, demonstram que, embora a Covid-19 seja, a entidade mais referida nos artigos de opinião analisados, foram os artigos onde Ramalho Eanes é referido aqueles que mais interacções geraram.

 

Media de Origem da Opinião

Semana de 30 de Março a 5 de Abril 2020

Figura 7: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período entre 30 de Março e 3 de Abril 2020

 

A figura 7 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados. Nesta análise, o jornal Público aparece destacado em todos os critérios de análise: número de artigos, número de autores e interações. De salientar, igualmente, que o Jornal de Notícias, embora com menos artigos publicados, apresenta a segunda maior taxa média de interacções por artigo. O baixo número de interacções registado nos artigos do Correio da Manhã poderá ser explicado pelo facto de, no website deste jornal, os artigos de opinião serem conteúdo de acesso exclusivo a assinantes.

 

 

Resultados Acumulados

 

Autores com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 a 5 de Abril 2020

Figura 8: Autores cujos artigos publicados contabilizaram mais interacções no Facebook no período entre 1 de Dezembro de 2019 e 5 de Abril 2020

 

 

Artigos com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 a 5 de Abril 2020

Figura 9: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período entre 1 de Dezembro 2019 e 5 de Abril 2020

 

 

Quadro Resumo Media e Opinião 

1 de Dezembro 2019 a 5 de Abril 2020

Figura 10: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período entre 1 de Dezembro 2019 e 3 de Abril 2020.

 

 

Nota metodológica

Esta análise tem como objectivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 30 de Março a 05 de Abril, tendo por base uma amostra de 534 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 6,143 artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 29 de Março de 2020. As interacções de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extracção dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.

O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

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