Barómetro: as ‘histórias’ noticiosas de setembro de 2021

A morte de Jorge Sampaio foi o acontecimento de setembro que gerou maior número de artigos na imprensa online. A atenção jornalística à evolução da pandemia mantém-se em curva descendente mas superou, ainda assim, as eleições autárquicas de 26 de setembro.

Por Décio Telo, Ana Pinto Martinho e Livino Neto

Este relatório está disponível em PDF.

Cerimónia fúnebre de Jorge Sampaio no Alto de São João, Lisboa, 12/9/2021 (EPA/RODRIGO ANTUNES/LUSA)
Cerimónia fúnebre de Jorge Sampaio no Alto de São João, Lisboa, 12/9/2021 (EPA/RODRIGO ANTUNES/LUSA)
Intervenção da ministra da Saúde no Infarmed, Lisboa, 16/9/2021 (MIGUEL A. LOPES/LUSA)
Intervenção da ministra da Saúde no Infarmed, Lisboa, 16/9/2021 (MIGUEL A. LOPES/LUSA)
Votação na freguesia da Sé no Funchal, 26/9/2021 (HOMEM DE GOUVEIA/LUSA)
Votação na freguesia da Sé no Funchal, 26/9/2021 (HOMEM DE GOUVEIA/LUSA)

O valor-notícia da pandemia continua num ciclo descendente

Em setembro, a situação da Covid-19 gerou, em média, 87 artigos por dia nos sites de notícias generalistas, menos 35 do que em agosto. A tendência de descida na variação mensal face ao mês janeiro, acentuou-se significativamente.

As eleições autárquicas estiveram presentes em múltiplos clusters de ‘histórias’ noticiosas

A cobertura noticiosa das eleições autárquicas foi multifacetada, com grande dispersão temática e os dados organizados pelo algoritmo confirmam-no. As ações de campanha surgem associadas a muitos clusters e, de uma forma geral, a observação permite confirmar a forte presença de líderes dos principais partidos políticos envolvidos em disputas partidárias ‘nacionais’.

Desporto foi, quase exclusivamente, futebol nos sites de informação generalista

Foram publicados 47 documentos por dia sobre futebol, em setembro, de acordo com os dados da plataforma Priberam. Para além do desporto mais popular em Portugal, apenas o ténis, por via do Open dos Estados Unidos, conseguiu marcar presença nos 50 clusters de histórias noticiosas mais relevantes.

Clusters de notícias com maior destaque online

O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 49 clusters que mais se destacaram em agosto de 2021. Estes, resultam de um trabalho de análise e reagrupamento semântico realizado num conjunto mais alargado, de 50 clusters, identificados pelo algoritmo da plataforma Priberam. Esta operação de reagrupamento é realizada com recurso a metodologias de análise de conteúdo. Deste trabalho resulta que a quantidade final de clusters no relatório final é sempre igual ou inferior ao ‘top 50’ gerado pelo algoritmo.

Apesar da elevada precisão dos clusters classificados automaticamente pelo algoritmo (cf. Miranda et al, 2018), alguns deles podem apresentar características polissémicas, por diversos motivos, tornando difícil a tomada de decisão final quanto à inclusão num determinado cluster, pelo que a opção metodológica que nos parece mais adequada é considerar, apenas, os clusters que demonstram homogeneidade do ponto de vista do assunto identificado, acontecimento ou ‘história’ relatada.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

A narrativa da pandemia nas notícias

A análise identificou, em junho, 11 tópicos relacionados com a pandemia. Contrariando a tendência do mês anterior, a atenção mediática foi menos focada no processo de vacinação, sendo que a situação epidemiológica em Portugal, Timor-Leste e Moçambique foram alvo de grande quantidade de artigos.

Não obstante, o apelo da Organização Mundial de Saúde contra o desperdício de vacinas de reforço para pessoas saudáveis, com o objetivo de reduzir a desigualdade mundial na distribuição de vacinas, foi o cluster que reuniu, isoladamente, o maior número de artigos.

Descrição da amostra

No mês de setembro foram considerados 10.816 artigos, de 18 fontes de informação jornalística[1] para a realização deste relatório, selecionadas a partir de um universo de mais de 160 entidades (aproximadamente 248.520 artigos).

A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

Licença de utilização

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.


[1] CMTV, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Jornal SOL, Multinews, Notícias ao Minuto, NOVO, Observador, Público, Rádio Renascença, RTP, SIC Notícias, TSF, TVI24, Visão.