Barómetro: as ‘histórias’ noticiosas de março de 2021

O mês de março foi, novamente, dominado pela pandemia por SARS-Cov-2, no que respeita a atenção jornalística. Após as eleições presidenciais em Portugal, começa a emergir um novo ciclo de notícias relacionadas com as eleições autárquicas.

Este relatório está disponível em PDF.

Ministra da Saúde na sessão de apresentação da situação epidemiológica em Portugal (ANTÓNIO COTRIM/LUSA).
Jogador do Sporting CP em ação durante um jogo da Primeira Liga em futebol (JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA).
Rui Rio na conferência de imprensa para apresentação de candidatos (FERNANDO VELUDO/LUSA).

Temas que marcaram a agenda mediática

A atenção dedicada ao tema da pandemia pelo SARS-Cov-2 manteve-se em níveis semelhantes ao mês anterior. Os dados apontam para uma variação em percentagem de +4,3% no que respeita o número de artigos publicados e uma média diária de 269 artigos (o que corresponde a uma variação negativa de -5,9% face ao mês anterior).

Em termos relativos, as notícias relacionadas com Covid-19 representaram 58% do total de artigos que correspondem ao conjunto das 50 notícias mais publicadas em março, de acordo com os dados da plataforma Priberam.

Gráfico acima: Peso dos artigos relacionados com a pandemia em março (gráfico à esquerda) em comparação com o mês anterior (gráfico à direita).

Futebol com destaque na comunicação social generalista online

Os dados disponíveis permitem estimar que foram publicados, em média, 37 artigos por dia em sites de notícias generalistas, relacionados com futebol.

Para além do futebol, apenas o atletismo recebeu atenção considerável em março, fruto das medalhas portuguesas conquistadas no campeonato da Europa na modalidade.

Eleições autárquicas sucedem às presidenciais na agenda mediática

Depois de dois meses em que se identificaram vários clusters de histórias noticiosas relacionadas com as eleições presidenciais, as notícias publicadas começam a refletir alguma atenção mediática às eleições que se sucedem, em Portugal. O algoritmo da plataforma Priberam identificou três clusters relacionados com o tema, sendo que o PSD foi o protagonista em dois deles, por via da apresentação oficial dos candidatos do partido às eleições.

Nota metodológica sobre a análise dos clusters de notícias

O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 43 clusters que mais se destacaram em março de 2021. Esta seleção resulta de um trabalho de análise e reagrupamento semântico realizado num conjunto mais alargado, de 50 clusters, identificados pelo algoritmo da plataforma Priberam. Esta operação de reagrupamento é realizada com recurso a metodologias de análise de conteúdo. Deste trabalho resulta que a quantidade final de clusters no relatório final é sempre igual ou inferior ao ‘top 50’ gerado pela plataforma Priberam.

Apesar da elevada precisão dos clusters classificados automaticamente pelo algoritmo (cf. Miranda et al, 2018), alguns deles podem apresentar características polissémicas, por diversos motivos, tornando difícil a tomada de decisão final quanto à inclusão num determinado cluster, pelo que a opção metodológica que nos parece mais adequada é considerar, apenas, os clusters que demonstram homogeneidade do ponto de vista do assunto identificado, acontecimento ou ‘história’ relatada.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

A narrativa da pandemia nas notícias

A análise identificou, em março, 17 tópicos relacionados com a pandemia, menos 5 do que no mês anterior. As narrativas construídas a partir de acontecimentos relacionados com as vacinas e processo de vacinação foram muito visíveis nas notícias publicadas, assim como as informações sobre a evolução dos casos em Portugal e no Mundo.

Neste mês verificou-se, igualmente, a ‘presença’ do Brasil em 3 clusters relacionados com a pandemia. As histórias variam entre a preocupação com a situação epidemiológica no país e a situação de portugueses que aguardam repatriamento no Brasil devido à suspensão de ligações aéreas.

Descrição da amostra

No mês de março foram considerados 54.980 artigos, de 16 fontes de informação jornalística[1] para a realização deste relatório, selecionadas a partir de um universo de mais de 160 entidades (aproximadamente 279.594 artigos).

A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de 46 clusters.

O Notícias ao Minuto foi a entidade com mais artigos publicados com, aproximadamente, 9.514 publicações no período em análise. Seguiram-se os websites da RTP, com menos 25% de publicações, e Correio da Manhã com menos 40%.

Do ponto de vista temático, a ‘política’ foi a área temática mais representada nas notícias online, com aproximadamente 18.927 artigos publicados. Artigos classificados com a categoria ‘saúde’ ficaram a 37 pontos percentuais dos artigos de política.

António Costa foi a personalidade do mês, seguido de perto por Marcelo Rebelo de Sousa, com menos 10% de referências nas notícias online. No que respeita entidades coletivas, Governo e Direção-Geral de Saúde lideraram as referências em artigos publicados online.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

Licença de utilização

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

 

[1] CMTV, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Jornal SOL, Notícias ao Minuto, Observador, Público, Rádio Renascença, RTP, SIC Notícias, TSF, TVI24, Visão