Barómetro: as ‘histórias’ noticiosas de maio de 2021

A pandemia está a perder valor noticioso. Desde março que o número de notícias publicadas online tem vindo a decrescer. Em sentido inverso, o futebol está a receber mais atenção mediática. O mês de maio fica, também, marcado por três acontecimentos internacionais, de grande impacto: O regresso da violência na Faixa de Gaza, o fluxo inesperado de migrantes e refugiados em Espanha e o desvio ilegal de um avião comercial pelas autoridades da Bielorrússia.

Este relatório está disponível em PDF.

Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo na sessão de apresentação da situação epidemiológica (MIGUEL A. LOPES/LUSA)
Adeptos ingleses na cidade do Porto (EPA/MANUEL FERNANDO ARAUJO).
Palestinianos em torno de uma fogueira junto das suas casas destruídas em Beit Hanoun (EPA/MOHAMMED SABER)

Confirma-se a tendência, há menos notícias sobre a pandemia

A pandemia continua a ser o tema noticioso que recebe mais atenção mediática mas os dados demonstram que, desde o início do desconfinamento, assiste-se a uma redução do número de artigos publicados. Os dados disponíveis apontam para uma variação negativa na ordem dos -35% no que respeita o número de artigos publicados. Em abril tinha sido na ordem dos -27%.

Em média, foram publicados 131 artigos por dia sobre a pandemia, o que, apesar de ser um valor absoluto significativo, corresponde a uma variação negativa de -37% face ao mês anterior.

Em termos relativos, as notícias sobre Covid-19 representaram pouco mais de um terço dos artigos considerados na amostra. Em abril tinha representado, aproximadamente, metade dos artigos.

O peso do futebol cresceu na cobertura generalista

Os dados disponíveis permitem estimar que, em 10 artigos publicados no mês de abril em websites de notícias generalistas, 2 foram sobre futebol. Este valor corresponde a um crescimento da atenção noticiosa em comparação com o mês anterior, embora estejamos a falar de uma variação ténue (variação de 4%).

O mês de maio coincidiu com finais de torneios e de época desportiva e, em especial, com a polémica final da Champions League, o mais importante troféu europeu de futebol, que se realizou no Estádio do Dragão, no Porto.

Menos acidentes, mais grandes acontecimentos internacionais

Em maio o peso dos acidentes e ‘casos de polícia’ nas notícias online desceu ligeiramente, para um valor médio de 44 notícias por dia, mas, em contrapartida, três grandes acontecimentos internacionais negativos representaram 15% dos artigos considerados na análise – violência na Faixa de Gaza, desvio de avião na Bielorrússia, vaga de migrantes e refugiados em Espanha.

De entre eles, o regresso da violência na Faixa de Gaza foi a ‘história’ noticiosa que se destacou com três clusters temáticos a marcar a narrativa jornalística: os bombardeamentos israelitas, a reunião de emergência da União Europeia e as detenções e número de feridos palestinianos em Jerusalém, na sequência de confrontos com a polícia israelita.

Outras ‘histórias’ noticiosas destacadas online

A política nacional esteve presente em diversos clusters identificados pelo algoritmo da plataforma Priberam. Apesar de não ter sido possível identificar uma ‘história’ noticiosa específica, com grande destaque, o conjunto de artigos relacionados com política nacional e partidária foi, foi em termos estimados, cerca de 1 em cada 10 artigos publicados em maio.

Dois ‘casos’ saíram da agenda mediática com a mesma velocidade com que entraram: os casos “Ihor-SEF” e “Sócrates-Op. Marquês” não foram alvo de qualquer desenvolvimento relevante em maio.

Nota metodológica sobre a análise dos clusters de notícias

O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 46 clusters que mais se destacaram em maio de 2021. Estes, resultam de um trabalho de análise e reagrupamento semântico realizado num conjunto mais alargado, de 50 clusters, identificados pelo algoritmo da plataforma Priberam. Esta operação de reagrupamento é realizada com recurso a metodologias de análise de conteúdo. Deste trabalho resulta que a quantidade final de clusters no relatório final é sempre igual ou inferior ao ‘top 50’ gerado pelo algoritmo da plataforma Priberam.

Apesar da elevada precisão dos clusters classificados automaticamente pelo algoritmo (cf. Miranda et al, 2018), alguns deles podem apresentar características polissémicas, por diversos motivos, tornando difícil a tomada de decisão final quanto à inclusão num determinado cluster, pelo que a opção metodológica que nos parece mais adequada é considerar, apenas, os clusters que demonstram homogeneidade do ponto de vista do assunto identificado, acontecimento ou ‘história’ relatada.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

A narrativa da pandemia nas notícias

A análise identificou, em maio, 14 tópicos relacionados com a pandemia, o mesmo número do mês anterior. Dois grandes grupos temáticos destacaram-se, em maio: os boletins com balanços diários de casos a nível nacional e internacional e o processo de vacinação (igualmente em duas vertentes: cobertura nacional, situação no mundo).

O foco nos relatórios epidemiológicos, na cobertura mediática da pandemia nas notícias online, foi ainda mais expressivo do que o verificado no mês anterior. A preocupação com países de língua portuguesa manteve-se, apesar de não ter sido identificado nenhum cluster sobre a pandemia no Brasil. A situação da pandemia na Índia recebeu alguma atenção, com foco nos balanços e evolução de casos.

Quanto às polémicas com a vacina AstraZeneca, ao contrário do que se verificou no mês anterior, não se identificou nenhuma ‘história’ noticiosa relevante e o tema surgiu num cluster que reuniu notícias sobre a vacina Janssen, entre outras.

Os clusters associados à vacinação em Portugal relacionam-se, sobretudo, com balanços e pontos de situação do processo de vacinação.

Descrição da amostra

No mês de abril foram considerados 11.207 artigos, de 16 fontes de informação jornalística[1] para a realização deste relatório, selecionadas a partir de um universo de mais de 160 entidades (aproximadamente 215.859 artigos).

A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de 46 clusters.

O Notícias ao Minuto foi a entidade com mais artigos publicados com, aproximadamente, 8.300 publicações no período em análise. Seguiram-se os websites do Correio da Manhã, com menos 23% de publicações, e RTP com menos 45%.

Do ponto de vista temático, a ‘política’ foi a área temática mais representada nas notícias online, tal como em abril, com aproximadamente 16.700 artigos publicados. Em comparação com o mês anterior, verificou-se a saída do tema ‘saúde’ do ‘top 5’.

António Costa continuou a ser a personalidade em maio, seguido de Marcelo Rebelo de Sousa com menos 40% de referências nas notícias online. No que respeita entidades coletivas, Governo e Estado lideraram as referências em artigos publicados online.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

Licença de utilização

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

 

[1] CMTV, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Jornal SOL, Notícias ao Minuto, Observador, Público, Rádio Renascença, RTP, SIC Notícias, TSF, TVI24, Visão