Barómetro: as ‘histórias’ noticiosas de janeiro de 2023

A invasão da Praça dos Três Poderes, em Brasília, por apoiantes de Jair Bolsonaro, foi a grande ‘história noticiosa’ no primeiro mês do ano, deixando para segundo plano a questão da entrega de tanques alemães à Ucrânia e a agitada situação política, em Portugal.

Por Ana Pinto Martinho e Décio Telo

A versão integral deste relatório está disponível em PDF.

Intervenção policial durante invasão do Planalto por apoiantes de Jair Bolsonaro, Brasil, 08/01/2023 (EPA/ ANDRÉ BORGES/LUSA).
Intervenção policial durante invasão do Planalto por apoiantes de Jair Bolsonaro, Brasil, 08/01/2023 (EPA/ ANDRÉ BORGES/LUSA).
Fernando Medina durante audição na Comissão de Orçamento e Finanças, sobre a TAP, 06/01/2023 (JOSÉ SENA GOULAO/LUSA).
Fernando Medina durante audição na Comissão de Orçamento e Finanças, sobre a TAP, 06/01/2023 (JOSÉ SENA GOULAO/LUSA).
Blindados ‘Leopard 2’ polacos em manobras de treino militar, Polónia, 09/11/2022 republicado em 23/01/2023 (EPA/Darek Delmanowicz/LUSA).
Blindados ‘Leopard 2’ polacos em manobras de treino militar, Polónia, 09/11/2022 republicado em 23/01/2023 (EPA/Darek Delmanowicz/LUSA).

As ‘histórias’ que marcaram as notícias online

No futebol, regresso das taças e ligas

O futebol ocupa uma parte significativa da produção jornalística em Portugal, mesmo nos meios de comunicação social generalistas. Em janeiro, os dados disponíveis indicam que o desporto representou cerca de 40% dos documentos publicados nas Top 50 histórias noticiosas.

No mês anterior, a fase final do campeonato do mundo foi o acontecimento carregado de valor-notícia. Em janeiro, o regresso às competições nacionais (Rádio Renascença, 09/01/2023) parece ser o elemento central dos textos jornalísticos.

Depois dos casos, a remodelação e as reações partidárias

O Barómetro de Notícias notou, em novembro de 2022, o aumento das notícias sobre política nacional (relatório, 21/12/2022) e a relação com casos e demissões. Desde então, as polémicas no campo da governação têm vindo a determinar a cobertura política, tendo agora culminado com as reações partidárias à nomeação de Marina Gonçalves e João Galamba (Rádio Renascença, 02/01/2023) para ministra da Habitação e ministro das Infraestruturas, respetivamente. Resta saber se o valor-notícia deste assunto vai, agora, esgotar-se.

A guerra na Ucrânia em duas palavras: Leopard e Bakhmut

A cobertura da guerra na Ucrânia, concentrou-se no apelo do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para o reforço urgente da ajuda militar à Ucrânia (SIC Notícias e Lusa, 09/01/2023). Em particular, sobressaiu a ‘história’ da entrega dos blindados alemães Leopard 2, que culminou, após um período de resistência por parte do governo alemão, na autorização a países aliados, para cedência dos veículos de combate (Jornal Económico, 25/01/2023).

Em paralelo com esta linha noticiosa, as forças ucranianas enfrentaram duros combates em Soledar e Bakhmut (Observador, 10/01/2023).

Outras histórias noticiosas que se destacaram na comunicação social online

A invasão da Praça dos Três Poderes (TSF, 09/01/2023) foi o acontecimento que deu origem ao cluster com maior número de documentos publicados, de acordo com o algoritmo da plataforma Priberam. O evento foi ‘explosivo’, do ponto de vista do valor-notícia, quer pela sua dimensão, rapidez, impacto ou imprevisibilidade, apesar de, posteriormente, neste caso, se ter noticiado a possibilidade da invasão poder ter estado a ser preparada há meses (TVI Notícias, 09/01/2023).

O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 50 clusters que mais se destacaram neste mês, ordenados pelo algoritmo da plataforma Priberam.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

Descrição da amostra

Para a redação deste relatório foram considerados 19801 artigos, publicados em 43 fontes de informação jornalística[1], selecionados a partir de um total de, aproximadamente, 218 mil artigos.

A recolha de dados é executada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas, em clusters, processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

A versão integral deste relatório está disponível em PDF.

Licença de utilização

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.


[1] A Bola, A Voz do Algarve, Açoriano Oriental, CMTV, CNN Portugal, Correio da Manhã, Correio do Ribatejo, Diário As Beiras, Diário de Aveiro, Diário de Coimbra, Diário de Notícias, Diário de Viseu, Diário do Distrito, Diário Online Região Sul, DN Madeira, ECO, Expresso, Jornal de Negócios, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Jornal I, Jornal Mundo Atual, Jornal SOL, Jornal Vilaverdense, Multinews, Notícias ao Minuto, Notícias de Coimbra, O Jogo, O Minho, Observador, Porto Canal, Público, Rádio Cova da Beira, Rádio Elvas, Rádio Renascença, Record, RTP, Sábado, SIC Notícias, Sul Informação, TSF, TVI24, Visão.