Pandemia por SARS-Cov-2, eleições presidenciais em Portugal e situação pós-eleitoral nos EUA. Estes três tópicos foram alvo de um considerável número de artigos publicados online em órgãos de comunicação social generalistas portugueses, em janeiro de 2021.
Este relatório está disponível em PDF.
Temas que marcaram a agenda mediática
Gráfico acima: Peso dos artigos relacionados com a pandemia em janeiro de 2021.
Com menos de metade desta proporção surgem os artigos sobre eleições presidenciais em Portugal (valor médio de 68 artigos por dia).
A situação pós-eleitoral nos EUA (com uma média de 58 artigos publicados por dia) que ficou marcada pelo ataque ao Capitólio e confirmação de Joe Biden.
O quadro abaixo ilustra o peso relativo dos 39 clusters mais significativos do ponto de vista da quantidade de artigos publicados em fevereiro. Este trabalho de análise de conteúdo foi realizado a partir da organização automática das 50 histórias (clusters) com maior número de artigos publicados.
Nota metodológica sobre a análise dos clusters de notícias
O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 39 clusters que mais se destacaram em março de 2021. Esta seleção resulta de um trabalho de análise e reagrupamento semântico realizado num conjunto mais alargado, de 50 clusters, identificados pelo algoritmo da plataforma Priberam. Esta operação de reagrupamento é realizada com recurso a metodologias de análise de conteúdo. Deste trabalho resulta que a quantidade final de clusters no relatório final é sempre igual ou inferior ao ‘top 50’ gerado pela plataforma Priberam.
Apesar da elevada precisão dos clusters classificados automaticamente pelo algoritmo (cf. Miranda et al, 2018), alguns deles podem apresentar características polissémicas, por diversos motivos, tornando difícil a tomada de decisão final quanto à inclusão num determinado cluster, pelo que a opção metodológica que nos parece mais adequada é considerar, apenas, os clusters que demonstram homogeneidade do ponto de vista do assunto identificado, acontecimento ou ‘história’ relatada.
Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.
A narrativa da pandemia nas notícias
A análise do BN identificou, em janeiro, 21 tópicos indiciadores de narrativas relacionadas com a pandemia. Alguns desses tópicos cruzam-se com outras narrativas jornalísticas, como é o caso das eleições presidenciais em Portugal ou a transição presidencial nos EUA.
As histórias relacionadas com o estado de emergência e situação nos hospitais foram as que se destacaram no que respeita o número de artigos publicados, com uma margem considerável para as restantes (ver quadro abaixo, destaque a verde). Este cluster está associado, predominantemente, a avisos do governo sobre possível endurecimento de medidas de contenção e a declarações do Presidente da República sobre inevitabilidade de um novo confinamento geral (face ao número de casos e situação catastrófica nos hospitais). A decisão de manter ou não as escolas em funcionamento presencial foi um dos ‘enredos’ que animou os sites de notícias, com alguns títulos a se destacarem:
- “Costa admite confinamento semelhante ao de março. Escolas estarão abertas”
- “ATL reabrem e escolas vão manter ensino presencial”
- “Confinamento com horizonte de um mês, crianças nas escolas e exames no Superior”
As histórias relacionadas com a situação e evolução da doença surgem dispersas por vários clusters (ver destaque a azul, abaixo) e destacam-se as notícias sobre situação epidemiológica nos EUA e balanços de casos no Mundo. Cabem aqui enunciados como “Pandemia já matou mais de 1,96 milhões de pessoas no mundo – AFP”, “O estado de Nova Iorque continua a ser o mais duramente atingido pela pandemia com 41.969 mortes, seguindo-se a Califórnia com 36.172” ou “Uma investigação sugere que a variante do SARS-CoV-2 detetada na África do Sul se espalha 50% mais rápido e que os anticorpos naturais são menos eficazes, segundo cientistas sul-africanos, que acrescentam que esta não provoca doenças mais graves.”
Os dados fornecidos indicam que a atenção jornalística dada à sobrelotação nos hospitais e eventual requisição civil não foi tão intensa como se poderia supor . Podemos identificar cinco clusters como estando diretamente relacionados (ver destaque a verde no quadro acima. A vacinação foi outro grande ‘tema’ destacado na comunicação social com grande destaque para o processo de autorização de vacinas na União Europeia.
Descrição da amostra
No mês de fevereiro foram considerados, para a realização deste relatório, 47.557 artigos, de 16 fontes de informação jornalística[1]. Estes artigos foram selecionados a partir de um universo de mais de 160 entidades (aproximadamente 253.181 artigos).
A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de 46 clusters.
O Notícias ao Minuto foi a entidade com mais artigos publicados com, aproximadamente, 7.500 publicações no período em análise. Seguiram-se os websites da RTP (aproe. 5.900 publicações) e Correio da Manhã (5.400).
Do ponto de vista temático, a ‘política’ foi a área temática mais representada nas notícias online, seguida de ‘saúde’ e ‘economia, negócios e finança’.
Marcelo Rebelo de Sousa foi a personalidade mais citada em janeiro (aproximadamente 3.600 referências), seguido de Donald Trump e Joe Biden. António Costa, na quarta posição, foi citado, aproximadamente, 2.100 vezes. ‘Governo’, ‘União Europeia’ e Partido Social Democrata foram as 3 entidades mais citadas no mês de janeiro.
Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.
Licença de utilização
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
[1] CMTV, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Jornal SOL, Notícias ao Minuto, Observador, Público, Rádio Renascença, RTP, SIC Notícias, TSF, TVI24, Visão