O culminar da I Liga (futebol) e o fim de viagem na Champions League trouxe o SL Benfica para o centro das atenções, mas houve também espaço para Lula da Silva, na sessão solene do 25 de Abril.
Por Ana Pinto Martinho e Décio Telo
A versão integral deste relatório está disponível em PDF.
As ‘histórias’ que marcaram as notícias online
O culminar da I Liga em futebol e uma pitada de ténis
Estima-se que, em cinco artigos publicados em abril, um foi sobre futebol. O culminar da época para a última equipa portuguesa em prova na Champions League foi um dos motivos óbvios de interesse, mas a aproximação do final da época na principal liga portuguesa, ainda com grande incerteza quanto à equipa vencedora, foi a principal fonte do interesse jornalístico no que respeita ao desporto.
Houve também espaço para outros desportos, a uma escala muito menor, nomeadamente para o Estoril Open, no ténis e para o desfecho da Taça da Liga feminina em futebol.
Comissão Parlamentar de Inquérito no mês do 25 de Abril
Abril é o mês de comemoração da Revolução dos Cravos de 1974. Este ano, a presença de Lula da Silva nas comemorações oficiais na Assembleia da República foi, simultaneamente, celebrada e criticada, com atitudes polémicas no Parlamento português.
Em simultâneo, a cobertura noticiosa da política nacional manteve-se pautada pelo desenrolar dos trabalhos na Comissão Parlamentar de Inquérito da TAP e pelo ‘caso Galamba’.
Menos guerra, muitas mortes nas estradas portuguesas
A cobertura da guerra na Ucrânia continuou a perder peso nas notícias, em termos relativos. Estima-se que terão sido publicados 27 artigos por dia.
Em contrapartida, os acidentes de viação representaram 10% das notícias publicadas na amostra, um indicador que está, em parte, relacionado com as tradicionais deslocações rodoviárias por ocasião das celebrações da Páscoa.
Outras histórias noticiosas que se destacaram na comunicação social online
Acidentes nas estradas portuguesas, dos quais resultaram mortes e pessoas feridas com gravidade, constituíram o cluster mais significativo em abril de 2023. De entre os exemplos mais relevantes, destaca-se a notícia da morte de três pessoas num despiste, na Trofa.
O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 50 clusters que mais se destacaram neste mês, ordenados pelo algoritmo da plataforma Monitio.
Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.
Descrição da amostra
Para a redação deste relatório foram considerados 16685 artigos, publicados em mais de 100 fontes de informação jornalística, selecionados a partir de um total de, aproximadamente, 197 mil artigos.
A recolha de dados é executada na plataforma Monitio e a organização das histórias noticiosas, em clusters, processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.
Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.
A versão integral deste relatório está disponível em PDF.
Licença de utilização
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.